La Revista Iberoamericana de Educación es una publicación editada por la OEI 

 ISSN: 1681-5653

Está en: OEI - Revista Iberoamericana de Educación - Experiencias e Innovaciones

Inicio >>

 Versión impresa

  Último número

  Números anteriores

  Números próximos

  Índices

 Secciones

  De los lectores

  E + I

  Investigación

  A fondo

  Debates

 Servicios

  Suscripción

  Colaboraciones

  Tablón de anuncios

 Recursos

  Otras revistas

  Biblioteca digital

  Convocatorias

  Publicaciones OEI

 Créditos

 Contactar

  Experiencias e Innovaciones (E+I)

O ensino de física como atividade extraclasse para alunos de escolas de ensino médio
Tadeu Clair Fagundes de Souza.
Mestre em Educação. Professor de Física da UPF
Carlos A. Samudio Perez.
Doutor em Física. Professor de Física da UPF
Lauro Wickert.
Mestre em Física. Professor de Física da UPF
25-04-04

1 – Equipe executora

Professores de Física do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG) e alunos do Curso de Licenciatura em Matemática cursando disciplinas optativas de Física da Universidade de Passo Fundo (UPF) – RS - Brasil.

0.1 – Responsáveis pelo projeto

Tadeu Clair Fagundes de Souza. Mestre em Educação. Professor de Física da UPF – tcfs@upf.br
Carlos A. Samudio Perez. Doutor em Física. Professor de Física da UPF – samudio@upf.br
Lauro Wickert. Mestre em Física. Professor de Física da UPF – laurow@upf.br

2 - Introdução

Os Professores de Física do ICEG e alunos do Curso de Matemática – freqüentando as disciplinas optativas de Física - da UPF, vem realizando desde 2002, atividades de apoio na disciplina de Física junto ao Instituo Estadual Cecy Leite Costa. As atividades são coordenadas pelo professor Tadeu C. Fagundes de Souza e conta com o apoio do Núcleo de Ensino de Física do ICEG-UPF.

A partir da solicitação do Instituto Estadual Cecy Leite Costa constatou-se a necessidade de colocar em prática as metodologias pesquisadas e discutidas no Núcleo, a fim de amenizar os problemas enfrentados pelos alunos do ensino médio na área da Física.

Os alunos do curso de Matemática –opção em Física - dessa Instituição podem desenvolver atividades acadêmicas em conformidade com o dispositivo no Art. 7º § 1º, alínea “f”, da Lei Federal 9.131, de 25 de novembro de 1995, com fundamento no art. 12 do Parecer CNE/CP 09/2001, de 08 de maio de 2001.

Em vista disso propôs-se esse projeto para propiciar aos acadêmicos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação como uma preparação ao estágio curricular obrigatório em sala de aula.

3 – Objetivos:

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos da área de Física do ICEG da UPF atividades de inserção no contexto escolar, sob a orientação de professores do ensino superior, dentro de um processo de ensino-aprendizagem, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, tendo como alvo educandos selecionados pelo Instituto Estadual Cecy Leite Costa. Esta atividade possibilita aos alunos da área de Física conhecerem a realidade escolar e, com isso, elaborar metodologias adequadas ao trabalho desenvolvido. No âmbito do trabalho docente os saberes pedagógicos necessitam ser considerados integrados à realidade do aluno, contribuindo para o aprendizado global.

As orientações em sessões de estudo possibilitam um aprofundamento maior nos conteúdos de Física por parte dos universitários (monitores). Esse aprofundamento vai propiciar um aproveitamento maior dos alunos do ensino médio.

4 – Projeto

O projeto vem sendo desenvolvido no Instituto Estadual Cecy Leite Costa com os recursos técnicos e didáticos existentes na escola, com os apoios da direção, da coordenação e dos Professores de Física, responsáveis diretos pelas ações do ensino na escola.

A dinâmica das aulas é montada pelos Professores da Universidade nas sessões de estudos para orientar os alunos universitários, para que coloquem em prática seus conhecimentos, desenvolvendo assim suas atividades acadêmicas. Ao término do projeto os alunos monitores recebem atestados de monitoria na área de Física.

Ao Instituto Estadual Cecy Leite Costa cabe organizar as turmas de alunos que apresentam dificuldades em Física, além de disponibilizar o espaço físico adequado para o desenvolvimento das atividades.

Considerando a especificidade da área de Física adota-se a seguinte metodologia para alcançar as metas projetadas e o objetivo proposto no projeto, cabendo aos professores uma atuação ativa de orientação e acompanhamento das atividades:

4.1- Seminário de apresentação do projeto no Núcleo de Ensino de Física.

O projeto é apresentado à comunidade acadêmica da área de Física pelo seu coordenador no início de cada semestre.

4.2- Seminário de apresentação do projeto no Instituto Estadual Cecy Leite Costa.

A apresentação do projeto à direção, coordenação e professores da área de Física, busca o comprometimento desses no acompanhamento e atendimento às necessidades físicas e metodológicas exigidas pela área, também no início de cada semestre

4.3- Sessões de estudos.

A área de Física cria as condições para orientar os monitores, divididos em dois grupos, oportunizando fundamentações teórico-metodológicas para sua ação pedagógica. A orientação ocorre semanalmente nas dependências do laboratório de Física do ICEG.

4.4- Monitoramento

Refere-se ao acompanhamento dado aos estudantes universitários da área de Física que desenvolvem o projeto no Instituto Estadual Cecy Leite Costa com os alunos selecionados. Ocorre semanalmente na escola com acompanhamento do professor do ensino médio responsável pela disciplina de Física e do Professor da Universidade coordenador do projeto.

4.5- Alunos envolvidos no projeto

Os participantes envolvidos neste projeto são alunos do Instituto Estadual Cecy Leite Costa, que apresentam dificuldades no domínio dos conteúdos de Física ou os alunos carentes que não possuem condições para financiarem aulas particulares.

As aulas são desenvolvidas no turno inverso ao horário normal do aluno ( pela manhã para os alunos do turno da tarde e de tarde para os do turno da manhã).

5 – Conclusão

Com o objetivo de apresentar uma significativa melhora na qualidade do ensino de Física, os professores e alunos do Curso de matemática, das disciplinas optativas de Física da UPF, propuseram e vem realizando este projeto junto ao I.E. Cecy Leite Costa.

A apresentação desta proposta já retrata a preocupação com a formação do futuro professor de Física, bem como as questões ligadas ao ensino-aprendizagem desenvolvido em sala de aula e os aspectos mais afeitos à Metodologia do Ensino.

Este trabalho já vem sendo desenvolvido há vários anos e tem, de acordo com ofícios enviados pela direção da Escola semestralmente, atingido plenamente os objetivos propostos, uma vez que os alunos atendidos por este projeto têm apresentado uma considerável melhoria no seu rendimento escolar.

Na avaliação feita pelos monitores, também se conclui que os objetivos são plenamente atingidos, uma vez que ao exercitarem as atividades pedagógicas na escola, os mesmos adquirem experiência como professor de sala de aula, ao mesmo tempo em que aprofundam os seus conhecimentos na área.

6 – Referência bibliográfica

D. AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre a educação matemática. São Paulo: Summus, s/d.

DANYLUK, Ocsana. Alfabetização Matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GARCIA, Carlos M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote/Instituto de Inovação Educacional, 1995.

HEINECK, Renato. Relações entre as disciplinas de Física e de Didática de Ciências no curso de magistério–ensino médio. Tese (Mestrado) Universidade de Passo Fundo, 1999.

MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vigotsky à educação matemática. São Paulo: Papirus, 1997.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÒVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote Instituto de Inovação Educacional, 1995.

POZO MUNICIO, Juan I. Aprendices y maestros. Madrid: Alianza, 1996.

RODRIGO, Maria J.; ARNAY, José. (Org.). La construcción del conocimiento escolar: Barcelona: Paidós, 1997.

SCHÖN, Donald A . Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote/Instituto de Inovação Educacional, 1995.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

__________.A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

__________. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

YAGER, R. E. Perceptions of four age groups toward science classes. Teachers and the value of science. vol. 70, n. 40, pp. 335-364. In: LATORRE, Angel Latorre; DEL VALLE, Maria Carmen Fortes. Actividades Exploratorias-Experimentales en la Educación Científica en Edad Infantil y Primaria. Texto: apresentado no Encontro de Psicología Evolutiva y de la Educación. Universitad de Valencia. 1991.

SOUZA, Tadeu Clair Fagundes; Avaliação do ensino de Física; um compromisso com a aprendizagem, Passo Fundo,: UPF 2002.

Correo electrónico: tcfs@upf.brsamudio@upf.brlaurow@upf.br

  Volver a E+I 


Principal de la OEI

Inicio >>