La Revista Iberoamericana de Educación es una publicación monográfica cuatrimestral editada por la Organización de Estados Iberoamericanos (OEI)

Está en:
OEI - Ediciones - Revista Iberoamericana de Educación - Número 23

Número 23
¿Equidad en la Educación? / Eqüidade na Educação?

Mayo - Agosto 2000 / Maio - Agosto 2000

Conferência Ibero-americana de Ministros da Cultura

Declaração do Panamá

Mensagem dos Ministros e Encarregados de Políticas Culturais Ibero-americanas aos Chefes de Estado e de Governo reunidos na X Cúpula Ibero-americana

Nós, Ministros e Responsáveis de Políticas Culturais Ibero-americanas nos reunimos no Panamá, nos dias 5 e 6 de Setembro de 2000, com o intuito de analisar as políticas culturais com e para a infância e a juventude.

Os resultados de nossas deliberações, que propomos à próxima Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo a celebrar-se no Panamá em novembro de 2000, são os seguintes:

Um dos mais importantes elementos constitutivos da Comunidade Ibero-americana está dado por sua dimensão cultural, baseada no conjunto de valores e no patrimônio comum. A infância e a juventude ibero-americanas são parte ativa e fundamental na construção e transmissão desta vitalidade diversa e multicultural.

O processo crescente de globalização, ao qual a América Ibérica não está alheia, comporta implicações diretas nas identidades culturais de nossos povos. As políticas culturais da infância e da juventude ibero-americanas devem atender tanto à promoção de sua diversidade cultural como ao fortalecimento de ações comuns.

Nós, Ministros e Responsáveis de Políticas Culturais reconhecemos a importância da Convenção sobre os Direitos da Criança adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em particular no que se refere aos direitos de e à cultura.

A infância e a juventude ibero-americanas, pluriétnicas e multiculturais, são criadoras e não somente receptoras de cultura, constroem e engrandecem de modo permanente e dinâmico a sociedade na qual vivem, mediante suas próprias maneiras de ver o mundo e de com ele se relacionar.

As Políticas Culturais da Infância e da Juventude são parte estratégica de um projeto de desenvolvimento regional, integral e a longo prazo. A concepção destas políticas debe-se articular com as políticas públicas de educação, comunicação, trabalho, bem-estar social, meio ambiente e economia.

Grande parte da região ibero-americana tem uma alta percentagem de população infantil e juvenil, a qual deve contar com espaços e estímulos necessários que permitam o desenvolvimento de sua criatividade através da produção, participação e desfrute dos bens e serviços culturais. Uma parte desta população está gravemente afetada por processos de exclusão social, violência e pobreza. Neste contexto, a cultura tem um alto potencial mobilizador e integrador, capaz de propiciar condições que favoreçam o bem-estar individual e social.

Reconhecendo o que acima foi exposto, nós, Ministros da Cultura e Responsáveis das Políticas Culturais acordamos em:

  1. Incrementar a capacidade da região para o desenvolvimento de políticas culturais com e para a infância e a juventude, mediante instâncias especializadas. Nesse sentido, se propõe a criação de uma Rede Ibero-americana de organizações e/ou programas públicos e privados encarregados do trabalho cultural com e para a infância e a juventude.
  2. Promover a participação direta dos meninos, meninas e jovens na definição das políticas que a eles sejam destinadas, através de órgãos ou mecanismos formalmente representativos e estabelecidos para tal efeito.
  3. Reconhecer a existência de um vínculo fundamental entre cultura e educação nos espaços formais e informais e impulsar-lo para que incentive a educação artística, o encorajamento à criatividade, o desfrute estético, o pensamento crítico e permitir, desta forma, um desenvolvimento humano integral.
  4. Gerar âmbitos de integração sócio-cultural para a infância e a juventude em situação de risco e exclusão social e com capacidades diferentes, difundindo os resultados das experiências regionais.
  5. Promover os valores democráticos e a cultura da paz através de programas culturais dirigidos à infância e a juventude, com menção especial àqueles países que sofrem situações de violência, conflito armado ou deslocamento.
  6. Estabelecer políticas relacionadas com as indústrias culturais e com as novas tecnologias da informação e o conhecimento, que garantam a circulação de produções com conteúdos que reflitam a diversidade cultural ibero-americana como fonte de formação das identidades das crianças e dos jovens.
  7. Fomentar a realização, o intercâmbio e a circulação de produções audiovisuais ibero-americanas destinadas à infância e a juventude da região e que espelhem a sua realidade sócio-cultural.
  8. Impulsionar como iniciativa de cooperação ibero-americana um programa integral de promoção e fomento do livro e da leitura com ênfase na população infantil e juvenil, reconhecendo sua capacidade de ler e de criar.
  9. Propiciar a incorporação de projetos específicos para a infância e a juventude no marco da cooperação ibero-americana.
  10. Coordenar com os meios massivos de comunicação, em especial a televisão, as ações e programas que contribuam para o cumprimento dos objetivos da presente Declaração.
  11. Gerar projetos suscetíveis de atrair recursos da cooperação internacional e do setor privado, orientados a consolidar políticas e programas culturais dirigidos à infância e à juventude.

Por outra parte:

Nós, Ministros e Responsáveis de Políticas Culturais analisámos o estado de situação dos diferentes Programas, projetos e iniciativas surgidos ao amparo das Cúpulas e, nesse sentido, transmitimos aos Chefes de Estado e de Governo nossa satisfação pelos resultados obtidos até o momento pelo Programa de desenvolvimento em apoio ao Espaço Audio-visual Ibero-americano (IBERMEDIA), Programa de apoio ao desenvolvimento de Arquivos Ibero-americanos (ADAI) e Repertório Integrado de Livros à Venda em Ibero-América (RILVI).

Tomamos nota dos avanços registrados nos trabalhos preparatórios da Rede Ibero-americana de Teatros e Salas de Concerto (IBERESCENA), a Rede de Arquivos Diplomáticos Ibero-americanos (RADI) e o Forum Ibero-americano de Responsáveis Nacionais de Bibliotecas Públicas, cuja próxima concretização em Programas Cúpula contribuirá para consolidar a cooperação cultural ibero-americana. Damos as boas-vindas à Associação de Estados Ibero-americanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais dos Países de Ibero-América (ABINIA).

Saudamos a celebração de uma mostra do livro infantil e juvenil, e de um encontro ibero-americano de escritores de literatura infantil e juvenil, que se realizará no Panamá, no marco da X Cúpula, assim como as iniciativas apresentadas nessa Conferência, tais como Vigías do Patrimônio, Rede de Instituições Museísticas e das Artes Plásticas de Ibero-América (IBERMUSEOS), Sistemas de informação cultural e intercâmbios por meios informáticos.

Agradecemos e felicitamos de maneira muito especial ao povo e ao Governo do Panamá pela recepção amável e pela magnífica organização desta Conferência. Estendemos nosso agradecimento ao governo de Colômbia pela realização da reunião preparatória em Cartagena de Indias no passado mês de Julho.

Valorizamos a colaboração da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura na celebração de ambas reuniões e, em nome da continuidade e consolidação destes foros, encomendamos-le, junto com a Secretaria Pró-tempore da Cúpula Ibero-americana, a organização da V Conferência Ibero-americana de Ministros e Responsáveis de Políticas Culturais, a realizar-se em Perú em 2001, segundo os procedimentos desenvolvidos no presente ano.

Nos congratulamos com a criação da Secretaria de Cooperação Ibero-americana, e alentamos seus esforços de coordenação com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, para o desenvolvimento de iniciativas de cooperação cultural na região.

Índice Revista 23
¿Equidad en la Educación?
Eqüidade na Educação?
Revista Iberoamericana de Educación

Buscador    Mapa del sitio    Contactar
Página Inicial OEI

Buscador | Mapa del sitio | Contactar
| Página inicial OEI |

OEI

Organización
de Estados
Iberoamericanos

Para la Educación,
la Ciencia
y la Cultura