Apresentação

  • - OEI

Resumen

A dimensão internacional é, na atualidade, um dos elementos que mais influenciam a educação superior, gerando uma dinâmica que enfatiza a qualidade e a competitividade da mesma. A importância estratégica atribuída à educação superior pelas sociedades, traduz-se na procura de uma maior qualidade da formação universitária.

São diversas as estratégias que, baseadas nesta motivação, promovem as próprias instituições de educação superior, os governos nacionais e outros agentes sociais. Incluem ações de fortalecimento da investigação, da docência e da gestão; vinculação a programas-marco de investigação; mobilidade de estudantes, de professores e de pesquisadores. Ao mesmo tempo, estas ações promovem processos que precisam de parâmetros de asseguramento da qualidade e da acreditação de instituições, de programas e de titulações.

Neste número da RIE pretendemos nos aproximar destes temas a partir de uma perspectiva não somente teórica como também prática, que permita incrementar o conhecimento mútuo e facilitar a identificação das problemáticas comuns e singulares relativas aos sistemas de avaliação e acreditação, conhecer os projetos para a melhoria da qua-lidade nos sistemas de educação superior da Ibero-América, e as iniciativas de harmonização dos diferentes aspectos inclusos nos processos de convergência do setor.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2004-05-01
Cómo citar
OEI, -. (2004). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 35, 9-10. https://doi.org/10.35362/rie350873