Apresentação

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

Resumen

No amplo marco que nos empresta o título «Ética e formação universitária», a Revista trata, na parte monográfica deste número, uma quantidade importante de enfoques sobre uma questão que vai ganhando um espaço cada vez mais significativo nos debates acadêmicos sobre o moderno papel das instituições universitárias em sociedades democráticas e plurais.

Desta forma, pretendemos responder às expectativas de nossos leitores que, através de numerosas e diversas contribuições, vêm refletindo o interesse que, por estas questões, tem a comunidade acadêmica na Ibero-América.

Mostra desse interesse são os mais de dezoito meses nos quais se vem debatendo na versão digital da Revista , e a proposta da leitora Ana Teresa Molina Álvarez, se «podem formar-se valores na universidade?».

Tentamos contribuir a partir deste monográfico, e por meio das colaborações de reconhecidos experts em ética, educação moral e formação docente, com novos elementos e perspectivas que enriqueçam o tratamento do tema principal –a relação entre ética e formação universitária –, mas também os das questões derivadas do mesmo, como são as que vinculam a ética com o exercício das profissões, com a função não-profissional dos formandos universitários e com as conseqüências –públicas e particulares – do acionar destes diplomados e das instituições em que se formaram.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Cómo citar

Martínez Santiago, R. (2002). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 29, 11-14. https://doi.org/10.35362/rie290948
Publicado
2002-05-01