Apresentação

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

Resumen

Desde uma perspectiva sociológica e em uma análise que integre distintas cronologias, resulta evidente que as relações entre sociedade e educação foram regidas, ao longo da história do homem, por critérios de necessidade e funcionalidade. Ao menos isto parece válido para as que são conhecidas como sociedades ocidentais que, obviamente, incluem às ocidentalizadas de distintas latitudes geográficas.

Podemos dizer, de forma muito simplificada, que ante certas «necessidades» sociais, traduzidas em demandas educativas, a educação (entendida como subsistema independentemente do seu grau de estruturação) encontrou-se impulsada a adequar sua oferta para responder de maneira «funcional» àquelas.

As formas em que a sociedade está reassumindo sua responsabilidade sobre a educação e os efeitos que esse processo está tendo sobre os sistemas educativos nos levou a perguntar-nos, e a perguntar aos nossos convidados do presente número, sobre as chaves para compreender esta nova etapa da evolução social em matéria educativa.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Cómo citar

Martínez Santiago, R. (2001). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 26, 11-13. https://doi.org/10.35362/rie260975
Publicado
2001-05-01
Sección
- Presentación
Bookmark and Share