La Revista Iberoamericana de Educación es una publicación monográfica cuatrimestral editada por la Organización de Estados Iberoamericanos (OEI) |
Está en:
OEI -
Ediciones -
Revista Iberoamericana de
Educación - Número 23
Nós, Ministros e Responsáveis de Políticas Culturais Ibero-americanas nos reunimos no Panamá, nos dias 5 e 6 de Setembro de 2000, com o intuito de analisar as políticas culturais com e para a infância e a juventude.
Os resultados de nossas deliberações, que propomos à próxima Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo a celebrar-se no Panamá em novembro de 2000, são os seguintes:
Um dos mais importantes elementos constitutivos da Comunidade Ibero-americana está dado por sua dimensão cultural, baseada no conjunto de valores e no patrimônio comum. A infância e a juventude ibero-americanas são parte ativa e fundamental na construção e transmissão desta vitalidade diversa e multicultural.
O processo crescente de globalização, ao qual a América Ibérica não está alheia, comporta implicações diretas nas identidades culturais de nossos povos. As políticas culturais da infância e da juventude ibero-americanas devem atender tanto à promoção de sua diversidade cultural como ao fortalecimento de ações comuns.
Nós, Ministros e Responsáveis de Políticas Culturais reconhecemos a importância da Convenção sobre os Direitos da Criança adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em particular no que se refere aos direitos de e à cultura.
A infância e a juventude ibero-americanas, pluriétnicas e multiculturais, são criadoras e não somente receptoras de cultura, constroem e engrandecem de modo permanente e dinâmico a sociedade na qual vivem, mediante suas próprias maneiras de ver o mundo e de com ele se relacionar.
As Políticas Culturais da Infância e da Juventude são parte estratégica de um projeto de desenvolvimento regional, integral e a longo prazo. A concepção destas políticas debe-se articular com as políticas públicas de educação, comunicação, trabalho, bem-estar social, meio ambiente e economia.
Grande parte da região ibero-americana tem uma alta percentagem de população infantil e juvenil, a qual deve contar com espaços e estímulos necessários que permitam o desenvolvimento de sua criatividade através da produção, participação e desfrute dos bens e serviços culturais. Uma parte desta população está gravemente afetada por processos de exclusão social, violência e pobreza. Neste contexto, a cultura tem um alto potencial mobilizador e integrador, capaz de propiciar condições que favoreçam o bem-estar individual e social.
Reconhecendo o que acima foi exposto, nós, Ministros da Cultura e Responsáveis das Políticas Culturais acordamos em:
Por outra parte:
Nós, Ministros e Responsáveis de Políticas Culturais analisámos o estado de situação dos diferentes Programas, projetos e iniciativas surgidos ao amparo das Cúpulas e, nesse sentido, transmitimos aos Chefes de Estado e de Governo nossa satisfação pelos resultados obtidos até o momento pelo Programa de desenvolvimento em apoio ao Espaço Audio-visual Ibero-americano (IBERMEDIA), Programa de apoio ao desenvolvimento de Arquivos Ibero-americanos (ADAI) e Repertório Integrado de Livros à Venda em Ibero-América (RILVI).
Tomamos nota dos avanços registrados nos trabalhos preparatórios da Rede Ibero-americana de Teatros e Salas de Concerto (IBERESCENA), a Rede de Arquivos Diplomáticos Ibero-americanos (RADI) e o Forum Ibero-americano de Responsáveis Nacionais de Bibliotecas Públicas, cuja próxima concretização em Programas Cúpula contribuirá para consolidar a cooperação cultural ibero-americana. Damos as boas-vindas à Associação de Estados Ibero-americanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais dos Países de Ibero-América (ABINIA).
Saudamos a celebração de uma mostra do livro infantil e juvenil, e de um encontro ibero-americano de escritores de literatura infantil e juvenil, que se realizará no Panamá, no marco da X Cúpula, assim como as iniciativas apresentadas nessa Conferência, tais como Vigías do Patrimônio, Rede de Instituições Museísticas e das Artes Plásticas de Ibero-América (IBERMUSEOS), Sistemas de informação cultural e intercâmbios por meios informáticos.
Agradecemos e felicitamos de maneira muito especial ao povo e ao Governo do Panamá pela recepção amável e pela magnífica organização desta Conferência. Estendemos nosso agradecimento ao governo de Colômbia pela realização da reunião preparatória em Cartagena de Indias no passado mês de Julho.
Valorizamos a colaboração da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura na celebração de ambas reuniões e, em nome da continuidade e consolidação destes foros, encomendamos-le, junto com a Secretaria Pró-tempore da Cúpula Ibero-americana, a organização da V Conferência Ibero-americana de Ministros e Responsáveis de Políticas Culturais, a realizar-se em Perú em 2001, segundo os procedimentos desenvolvidos no presente ano.
Nos congratulamos com a criação da Secretaria de Cooperação Ibero-americana, e alentamos seus esforços de coordenação com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, para o desenvolvimento de iniciativas de cooperação cultural na região.
Índice Revista 23 ¿Equidad en la Educación? Eqüidade na Educação? |
|
Revista Iberoamericana de Educación |
Buscador |
Mapa del
sitio | Contactar
| Página inicial OEI |
Organización Para la Educación, |