La Revista Iberoamericana de Educación es una publicación editada por la OEI 

 ISSN: 1022-6508

Está en: OEI - Revista Iberoamericana de Educación - Número 39

Inicio >>

 Versión impresa

  Último número

  Números anteriores

  Números próximos

  Índices

 Secciones

  De los lectores

  E + I

  Investigación

  A fondo

  Debates

 Servicios

  Suscripción

  Colaboraciones

  Tablón de anuncios

 Recursos

  Otras revistas

  Biblioteca digital

  Convocatorias

  Publicaciones OEI

 Créditos

 Contactar

 

 Número 39: Septiembre-Diciembre / Setembro-Dezembro 2005

La educación del cuerpo / A educaçao do corpo

  Índice número 39 

APRESENTAÇÃO

Nesta edição da Revista Iberoamericana de Educação oferecemos um conjunto de tratamentos epistemológicos, antropológicos, históricos e pedagógicos de caráter crítico-reflexivo, que abordam a relação entre corpo, saber e poder; neles se evidencia uma preocupação comum pela relação existente entre corpo, escola e sociedade. Se contemplam alguns pontos de divergência: consideram que a escola não é neutra; vêem nela uma instituição que, através de estratégias de lugar e de enclausuramento (escolarização), aposta pela subjetivação (sustentação), pela socialização e pela objetivação; dimensionam o corpo como um espaço de tensões culturais e de operações disciplinares das instituições e dos paradigmas sociais; entendem o corpo como uma construção política, histórica, social e cultural sobre a qual se articulam redes de saber-poder.

Os textos que publicamos mostram uma grande diversidade temática, pretendem referenciar algumas das direções das representações do corporal que vêm circulando pelo interior da instituição formadora dos formadores do corpo em nossa região. O conteúdo, em seu conjunto, deixa ver alguns dos interrogantes que hoje em dia mobilizam a pesquisa universitária sobre o corporal. Se expõe, enfim, uma seleção de artigos de profissionais que gozam de reconhecimento no âmbito universitário local e/o regional por seu compromisso e por sua rigidez acadêmica.

A contribuição de Barbero se concretiza na apreciação que tem a respeito das categorias capital cultural e capital corporal, que permitem questionar o caráter universal, anistórico e anti-social com o que frequentemente se explicam o significado e os valores do corpo e do movimento na escola.

Por sua parte, Pedraz aborda o problema da diferenciação corporal. Em sua análise, retoma o debate do corpo como espaço de tensões culturais e de operações disciplinares.

Devís, FuenteseSparkes, se aproximam, desde uma pesquisa sobre as crenças, os valores e as práticas ocultas na educação física, ao problema da identidade de gênero e à sexualidade.

Enquanto a Calvo, propõe um debate sobre a educação corporal caótica e a educação corporal ordenada. Se detém nos resultados da formação corporal, estabelecendo uma clara diferencia entre corpo educado e corpo escolarizado (enclausurado).

Furlan planeja uma interessante disjuntiva sobre a relação entre qualidade educativa, convivência e formação corporal. Além disso, analiza o auge arrasador do mercado e de suas expressões teóricas, e dimensiona as infrações da qualidade e da eficiência educativas.

Runge e Muñoz, desde uma perspectiva histórico-investigativa, revisam o rol do evolucionismo social e os problemas da raça na conformação da educação colombiana na primeira metade do século xx (o corpo nas estratégias eugenésicas).

Moreno propõe um leitor metodológico para a aula, que se centraliza nos componentes dos enunciados que se deixam ver nas práticas de intervenção pedagógica do corporal. Tal leitor pode ser útil para avançar nas leituras das práticas de intervenção corporal dentro do mercado escolar.

Vaca elabora um projeto para o tratamento do âmbito corporal na educação infantil, não sem antes realizar uma aproximaação às repercussões do corpo e da motricidade na globalização do comportamento dos indivíduos.

Por último, Gil e Contreras dão conta dos conteúdos, dos debates, do manifesto final dos participantes, e das propostas de futuro surgidas no seio do Seminário «Enfoques atuais da Educação Física e os Esportes. Desafios e perguntas», que se deu entre os dias 21 e 25 de novembro de 2005, em Antigua, Guatemala.

Este número da rie foi coordenado por William Moreno Gómez, professor de Educação Física da Universidade de Antioquia (Colômbia), a quem agradecemos sua preocupada e solícita colaboração, e ao que deixamos a tarefa de apresentar-nos em uma temática definida por sua importância e pelo descuidado tratamento que teve até agora.

Roberto Martínez Santiago

 


  Subir 

  Índice número 39 


Principal de la OEI

Inicio >>