La Revista Iberoamericana de Educación es una publicación editada por la OEI 

 ISSN: 1681-5653

Está en: OEI - Revista Iberoamericana de Educación - Experiencias e Innovaciones

Inicio >>

 Versión impresa

  Último número

  Números anteriores

  Números próximos

  Índices

 Secciones

  De los lectores

  E + I

  Investigación

  A fondo

  Debates

 Servicios

  Suscripción

  Colaboraciones

  Tablón de anuncios

 Recursos

  Otras revistas

  Biblioteca digital

  Convocatorias

  Publicaciones OEI

 Créditos

 Contactar

  Experiencias e Innovaciones (E+I)

 Informática na educação, ferramenta ou disciplina curricular
Regina Lucia Napolitano; Felício Felix Batista(1); Luciano Henrique Lourenço(2) 14-1-03

Objetivos: apresentar uma proposta onde o aluno possa ter a ciência da Informática como ferramenta educacional. Permitir que o uso da Informática possa colaborar como estratégia para estimular o desafio e ajudar nos casos de dificuldade na aprendizagem.

Metodologia: aplicar conhecimentos técnicos de forma aplicada. A proposta observará as bases filosóficas da instituição. Promoverá estratégias em que o conteúdo educacional possa ser trabalhado em atividades em que o grau de desafio esteja presente. As atividades propostas podem ser elaboradas em softwares aplicativos, educativos prontos ou elaborados especialmente. Após aplicar atividades, recolher observações e resultados para futura análise e avaliação.

Resultados: com o trabalho desenvolvido de forma estratégica, com uma proposta fundamentada e com objetivos claros, os alunos desenvolveram o conteúdo apresentado com maior interesse e dedicação. Em casos de dificuldade na aprendizagem obteve-se maior aproveitamento e foi conseguido atingir a aprendizagem.

Conclusão: quando o trabalho é desenvolvido com a mescla dos aspectos técnicos e filosóficos da

instituição, a Informática Educativa passa a ser uma ferramenta com grande potencialidade. A proposta se bem desenvolvida em todos os aspectos irá estimular não só o raciocínio como o desafio. Pontos observados ao término do trabalho como aspecto positivo.

Vantagens no uso da Informática Educativa

  • O lúdico instigante e atrativo;
  • Resposta imediata;
  • Resultados interessantes;
  • Flexibilidade do pensamento;
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Desenvolvimento do foco de atenção e concentração;
  • Expressão emocional.

Notas:

(1) Mestranda em Ciências Pedagógicas – ISEP/RJ; Tutor curso de Especialização em Tecnologia Educacional – IBEO/VITÓRIA; Orientação e Desenvolvimento de Projetos em Informática – FABEL/RJ (Belford Roxo); Análise e Projeto de Sistemas – UNIG/RJ (Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaperuna); Análise e Projeto de Sistemas – FSJ/RJ (Realengo). rlnffb@ig.com.br

(2) Orientação e Desenvolvimento de Projetos em Informática – FABEL/RJ (Belford Roxo); Análise e Projeto de Sistemas – UNIG/RJ (Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaperuna); Informática Aplicada - UFRRJ

Correo electrónico: rlnffb@ig.com.br

  Volver a E+I 


Principal de la OEI

Inicio >>