La Revista Iberoamericana de Educación es una publicación editada por la OEI 

 ISSN: 1681-5653

Está en: OEI - Revista Iberoamericana de Educación - Experiencias e Innovaciones

Inicio >>

 Versión impresa

  Último número

  Números anteriores

  Números próximos

  Índices

 Secciones

  De los lectores

  E + I

  Investigación

  A fondo

  Debates

 Servicios

  Suscripción

  Colaboraciones

  Tablón de anuncios

 Recursos

  Otras revistas

  Biblioteca digital

  Convocatorias

  Publicaciones OEI

 Créditos

 Contactar

  Experiencias e Innovaciones (E+I)

 Uma experiência em ensino.
É possivel desenvolver conteúdos de ciências na Pré-Escola?
Borges, Márcia Narcizo et al.
10-5-02

Lugar de la experiencia: Brasil

Uma experiência em ensino.

É possivel desenvolver conteúdos de ciências na Pré-Escola?

Márcia Narcizo Borges, Nelson Angelo de Souza, Alice Maria Rolim Bernardino, Cristina F. de Sá Burtoloso, Ana B. da Silva Jovencio, Jacy Moraes do Amparo, Renata Paes Melo.

Departamento de Química Orgânica - Instituto de Química

Universidade Federal Fluminense

Resumo:

A Estrela de David foi o recurso utilizado na pré-escola com o intuito de abordar ciências integrando os conhecimentos de Física e Química através do estudo das cores. Seu uso é inovador, lúdico, prático e ao mesmo tempo integralizador, já que permite uma abordagem do tema estendida ao ensino em diferentes níveis de escolaridade.

O trabalho relata a experiência de mistura de cores com crianças da pré-escola (3 a 6 anos) e amplia a perspectiva de visão e construção do conhecimento incentivando o olhar, o ver, o perceber. O uso de pigmentos naturais e a consequente confecção de um livro de cores fizeram parte destas atividades.

Palavras chaves: Estrela de David, Mistura, cores, educação em ciências.

Introdução:

A criança na pré-escola não é levada a desenvolver conteúdos estritamente disciplinares, e sim, conteúdos amplos. Temos que buscar conteúdos dentro do mundo em que a criança brinca e vive, que possam ser trabalhados e que levem a construir os primeiros significados do mundo científico como base de novos conhecimentos que serão adquiridos ao longo de sua vivência em ciências.

Explorar o olhar e o perceber do seu mundo infantil é um desafio para nós educadores. Assim, um tema utilizado com esta finalidade foi cores, por ser um tema lúdico e atraente para a criança. Achamos que o trabalho com mistura de cores motiva a sua percepção introduzindo o conceito misturas. A criança através do seu mundo de fantasia, ou seja de brincadeiras, consegue de uma forma atraente construir ou desenvolver o conhecimento relacionado a cores primárias ou fundamentais e cores secundárias.

O trabalho foi desenvolvido com um grupo de dez crianças na faixa etária de 3 a 6 anos da Creche da Universidade Federal Fluminense. Inicialmente, fez-se um levantamento com as crianças das concepções relacionadas ao tema. A seguir, foi utilizado um artifício facilitador para trabalhar a mistura de cores que é a “Estrela de David” figura 01.

Metodologia/Atividades:

A combinação de cores foi mostrada através da “Estrela de David”. Três pontas alternadas da estrela mostram as cores fundamentais: vermelho, azul e amarelo. E nas pontas entre cada par destas, as cores secundárias resultantes das combinações alternadas das primárias (roxo, laranja e verde) como pode ser visto na figura 02.

Várias atividades foram desenvolvidas a partir daí:

1a-Etapa- As cores primárias foram mostradas às crianças que trabalharam separadamente cada combinação de cores: pintaram livremente e apontaram onde aquelas cores poderiam ser encontradas na natureza.

_” O sol é amarelo! ( João Pedro- 5 anos); _A planta é verde! ( Bebeto- 3 anos)”

Depois de conhecer a “Estrela de David”, as crianças a partir das misturas de cores primárias foram estimuladas a seguir o modelo.

Assim eles foram, aos poucos, percebendo como construir as cores secundárias através da combinação das cores primárias na “Estrela de David”, figura 03.

2a Etapa - Afim de observar se as crianças haviam compreendido o sentido da mistura racional de cores, foi proposto a elas desenhar livremente ou pintar temas relativos ao cotidiano dando-lhes apenas as três cores básicas da “Estrela de David”. Por exemplo: foi proposto que elas desenhassem uma mata. Mesmo sem ter disponível a cor verde elas foram capazes de desenhar a mata usando a mistura de azul e amarelo. Assim foram construindo através de misturas outros motivos: fogo (cor de laranja), cacho de uvas (Lilás) ....

3a Etapa- Foram trabalhados com as crianças alguns extratos coloridos provenientes de vegetais: cenoura, beterraba, espinafre ... para que elas fizessem tingimento em tecidos. Esses tecidos coloridos foram posteriormente utilizados na confecção de um livro de história criado coletivamente por elas. Esta foi mais uma forma utilizada para estimular e ilustrar o trabalho desenvolvido.

As cores primárias foram mostradas as crianças e elas foram levadas as dependências externas da creche para observar as cores na natureza.

Conclusão:

As crianças demonstraram conhecer as cores que fazem parte do cotidiano delas. A estrela de David funcionou como um agente facilitador da compreensão da combinação de cores primárias gerando as cores secundárias.

As crianças demonstraram grande prazer com as atividades e levaram questionamentos sobre o assunto as educadoras fora do horário das experiências.

A verbalização do que foi compreendido foi melhor observado nas crianças da faixa etária de 4-5 anos, o que já era esperado, mas os pequenos de 3 anos também participaram ativamente das experiências e demonstraram grande capacidade de concentração nas atividades desenvolvidas.

Os resultados iniciais mostram que é possível realizar com crianças da pré-escola atividades que propiciem a aprendizagem do conhecimento científico de forma natural, ou seja, através de uma atividade lúdica como a mistura de cores.

BIBLIOGRAFIA

1- Caniato, R. Com Ciência na Educação- Ideário e Prática de uma Alternativa Brasileira para o Ensino de Ciências, 3a Ed., Editora Papirus, Campinas, SP, 1992.

2- Carvalho, A. M. et alli. Ciências no Ensino Fundamental- O Conhecimento Físico, Editora Scipione, São Paulo, 1998.

3- Nardi, R. et alli. Questões Atuais no Ensino de Ciências, Escrituras Ed., São Paulo, 1998.

4- Cruz, D., Ciências e Educação Ambiental- Química e Física, 27a Ed, Editora Ática, São Paulo, 2000.

5- Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, Secretaria de Educação Fundamental.. MEC/SEF, 1998.

7- Rio de Janeiro, Proposta Curricular para as Creches e Pré-Escolas Comunitárias, Rio de Janeiro, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, 1992.

8-- Rappaport, C. R. et alii. Psicologia do Desenvolvimento. Vol I. Editora Pedagógica Universitária Ltda, S. Paulo, SP, 1981

9- Goleman, D., Inteligência Emocional, Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 1996.

10- da Silva Jr, C.; Sasson, S.; Sanches; P. S., Ciências- Entendendo a Natureza do Mundo em que Vivemos. Vol V, 13a Ed., Editora Saraiva, 1997.


figura 1: Estrela de David

Cores primárias

Cores secundárias

Figura 2: Cores primárias e secundárias

Mistura

Resultado

Figura 3: Combinação das cores primárias

Correo electrónico: gqoneas@vm.uff.br

  Volver a E+I 


Principal de la OEI

Inicio >>