La Revista Iberoamericana de Educación es una publicación editada por la OEI 

 ISSN: 1681-5653

Está en: OEI - Revista Iberoamericana de Educación - Experiencias e Innovaciones

Inicio >>

 Versión impresa

  Último número

  Números anteriores

  Números próximos

  Índices

 Secciones

  De los lectores

  E + I

  Investigación

  A fondo

  Debates

 Servicios

  Suscripción

  Colaboraciones

  Tablón de anuncios

 Recursos

  Otras revistas

  Biblioteca digital

  Convocatorias

  Publicaciones OEI

 Créditos

 Contactar

  Experiencias e Innovaciones (E+I)

Educaçãao à distância, recurso para capacitação profissional 
Regina Lucia Napolitano Felício Felix Batista(1); Luciano Henrique Lourenço(2)
14-1-03

Introdução: com a necessidade de se tornar um profissional cada vez mais qualificado, os recursos de EAD surgem como grande instrumento de capacitação, formação e reciclagem para o profissional que não possui disponibilidade de tempo e condições de estar em uma localização fora do seu percurso de trabalho.

Este trabalho demonstra um projeto idealizado para atender tanto o profissional com problemas no tempo disponível quanto aquele que está distante das condições geográficas para adquirir seus conhecimentos.

Objetivos:

  • Capacitar ou reciclar profissionais através de recursos tecnológicos.
  • Atender necessidades do aluno conforme suas expectativas.
  • Trabalhar com a disponibilidade do aluno conforme suas atividades.
  • Oferecer um ensino de qualidade aquele que não possui disponibilidade para o ensino com prática tradicional.

Metodologia: aplicação das bases axiológicas de EAD e sua didática para o desenvolvimento dos conteúdos específicos de cada “curso”.

Utiliza o computador junto aos recursos da INTERNET e software personalizado para atender as necessidades do aluno no decorrer do curso. Todos os processos inclusive a matrícula são desenvolvidos via INTERNET, permitindo assim atender alunos de qualquer parte do mundo. O aluno é atendido via e-mail de forma direta com o TUTOR ou indireta através do site principal do curso, porém estas necessidades chegam ao TUTOR em caráter quase imediato. As atividades propostas, avaliações parciais, finais, trabalhos modulares e defesa do trabalho final de curso como os eventos são via INTERNET. O aluno recebe material didático que se encontra disponível no SITE em formato de apostila. As avaliações são classificadas como citadas por terem suas características das seguintes formas:

  • PARCIAL –Avaliação formal objetiva, trabalho com tópicos do conteúdo, chats para destaque de alguns pontos do material didático. Gerando um conceito individual que engloba teoria, prática da teoria e desenvolvimento estratégico.
  • TOTAL – ao término do curso. Avaliação formal objetiva, trabalho generalizado conforme objetivo geral do curso. Defesa do trabalho de final de curso e um evento via INTERNET com textos e informações sobre o tema do curso.

Resultados: o aluno estará capacitado ou reciclado e apto para aplicar os conceitos teóricos absorvidos. A responsabilidade do aprendizado é do aluno por ele fazer seus horários, a aprendizagem é um resultado positivo pela facilidade dos horários estarem desprendidos da obrigatoriedade.

Conclusão: ao término do trabalho foi observado que os objetivos foram atingidos ocorrendo inclusive re-matrícula em outros cursos.

A boa aceitação desta prática percebe-se que não só pela forma de execução teórica e também pelo ponto da flexibilidade de horário dedicado.

A proposta das aulas via INTERNET bem como atividades, avaliações, eventos e trabalhos contribuem para a adaptação do trabalho em ambiente não presencial de forma prática e teórica. O rendimento é quase que 100% em grau excelente, tendo um percentual de alunos (+/-1%) necessitando de trabalho personalizado, e com isso consegue ao término desta atenção especial atingir os objetivos.

Observação: este trabalho é fruto de um projeto que está sendo desenvolvido para aplicação do Ensino à distância. Inclusive Está em fase de avaliação final do teste piloto e todas informações citadas foram coletadas no decorrer dos testes e não serão citadas referências bibliográficas

Notas

(1) Mestranda em Ciências Pedagógicas – ISEP/RJ; Tutor curso de Especialização em Tecnologia Educacional – IBEO/VITÓRIA; Orientação e Desenvolvimento de Projetos em Informática – FABEL/RJ (Belford Roxo); Análise e Projeto de Sistemas – UNIG/RJ (Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaperuna); Análise e Projeto de Sistemas – FSJ/RJ (Realengo). rlnffb@ig.com.br

(2) Orientação e Desenvolvimento de Projetos em Informática – FABEL/RJ (Belford Roxo); Análise e Projeto de Sistemas – UNIG/RJ (Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaperuna); Informática Aplicada - UFRRJ

Correo electrónico: rie@oei.es

  Volver a E+I 


Principal de la OEI

Inicio >>