La Revista Iberoamericana de Educación es una publicación editada por la OEI 

 ISSN: 1681-5653

Está en: OEI - Revista Iberoamericana de Educación - Experiencias e Innovaciones

Inicio >>

 Versión impresa

  Último número

  Números anteriores

  Números próximos

  Índices

 Secciones

  De los lectores

  E + I

  Investigación

  A fondo

  Debates

 Servicios

  Suscripción

  Colaboraciones

  Tablón de anuncios

 Recursos

  Otras revistas

  Biblioteca digital

  Convocatorias

  Publicaciones OEI

 Créditos

 Contactar

  Experiencias e Innovaciones (E+I)

O "saber-fazer" competente: saberes revelados no cotidiano escolar
Orientadores da experiência: Regina Barros Leal (1), MônicaTassigny (2), Grace Troccoli (3)
(1) Mestre Educação - Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Fortaleza. reginabarrosleal@aol.com.br;
(2) Doutora Educação - Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Fortaleza. monicam@secrel.com.br;
(3) Doutora Educação - Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Foprtaleza. gracet@unifor.br
24-3-03

Orientandas: alunas da disciplina de Prática de Ensino e Didática / Fortaleza-Ceará/Brasil
Lugar da experiência: Curso de Pedagogia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil.

Introdução

A presente experiência teve como objetivo investigar os saberes articulados pelo professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental em sua praxis docente; direcionando, nesse sentido, nosso foco analítico para os professores considerados "competentes" na ótica das escolas em que atuam. Adotamos como pressuposto de nossa pesquisa, a análise deste sujeito do processo educativo, situado , por seu turno, em suas circunstâncias econômicas, políticas, culturais e históricas.

Aprofundar estudos que possam contribuir para a formação do aluno do curso de Pedagogia , constituiu-se no principal vetor da referida experiência, na medida em que busca oportunizar condições para refletir sobre a prática docente, articulando o ensino e a pesquisa, dimensões com interfaces recorrentes, tanto para a apreensão do real, quanto como uma mediação fundamental de intervenção na realidade.

Os saberes do professor, a serem investigados no seu saber-fazer pedagógico foram analisados no cotidiano escolar , com base na compreensão de que estes, necessariamente, estão articulados numa profunda relação entre o saber e os processos de elaboração do conhecimento em sua práxis pedagógica e social.

A Experiência de Investigação da Práxis do Professor

Desenvolvemos esta experiência em 3 escolas, 1 ( uma) da rede pública e 2 (duas) da rede privada de ensino, onde se realizou o Estágio de Prática de Ensino da Universidade de Fortaleza- UNIFOR.

Definidas as escolas e os alunos, procederam-se estudos de textos sobre pesquisa e sobre autores como Donald Schon e Perrenoud. Os debates giraram em torno das questões atinentes à investigação cientifica e sua relação com as disciplinas de Prática de Ensino e Didática. Foram feitas reuniões de estudo para elaboração, conjuntamente com os alunos do instrumental da pesquisa.

Foram utilizados para coleta de dados os seguintes procedimentos e instrumentos metodológicos:

a) Uma ficha de acompanhamento semi-aberta contemplando algumas das competências/habilidades que caracterizam o professor competente/ reflexivo sugeridas por Donald Schon: 1. Enfrentar situações novas e diferentes; 2.Toma as decisões apropriadas; 3. Intuição na resolução de problemas; 4. Sensibilidade estética;

b) Uma grade de observação adaptada a partir da seleção de algumas das competências sugeridas por Philippe Perrenoud (1993) extraídas do livro "As dez novas competências para ensinar ";

c) Filmagem de 6 situações do cotidiano de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas conveniadas com a Universidade de Fortaleza.

Foram realizadas 6 horas de filmagens de aulas nas três escolas. Os alunos utilizaram a grade de observação para o registro das observações feitas do material das filmagens.

Na referida grade de observação, registramos questões referentes à prática do professor, tais como: problematiza o conhecimento; estabelece articulação entre os saberes; observa e avalia os alunos em situações de aprendizagem; administra as diferenças nas turmas; abre, amplia a gestão de classe para um espaço democrático; fornece apoio integrado; trabalha com alunos portadores de grandes dificuldades; desenvolve a cooperação entre os alunos e/ou formas simples de ensino mútuo; envolve os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho; administra crise e conflitos pessoais; realiza trabalhos em grupo; utiliza novas tecnologias; previne a violência na escola e fora dela etc.

Das questões levantadas por Donald Schon (1992) partimos das seguintes questões, para análise da prática docente: Que tipos de conhecimento e do saber - fazer permitem aos professores desempenharem o seu trabalho de forma competente? Que tipos de formação são mais viáveis para equipar os professores com as capacidades necessárias ao desempenho de seu trabalho?

Com relação as contribuições de Perrenoud1, com base em reflexões sobre o saber- fazer "competente", sugerem que os professores aprendam a ser competentes, protagonizem suas práticas com eficácia, com postura reflexiva e uma forte postura crítica diante da sociedade. A grade de observação utilizada nesta experiência foi, pois, uma adaptação, baseada nas considerações do autor contidas no livro Dez novas competências para ensinar. Assinalamos entre as dez competências indicadas por Perrenoud aquelas relacionadas ao contexto da sala de aula, tais como as que se seguem: 1.Organiza e dirige situações de aprendizagem; 2. Problematiza dos conhecimentos;3. Concebe e faz evoluir os dispositivos de diferenciação entre alunos; 4.Utiliza novas tecnologias.;5. Enfrenta os dilemas éticos da profissão.

Análise dos Resultados :

Fichas de acompanhamento: Pôde-se constatar através das fichas de acompanhamento que ao longo da observação, algumas habilidades surgem com maior ênfase no que diz respeito ao saber-fazer competente das professoras das escolas investigadas. Tais habilidades podem ser sintetizadas da seguinte forma: 1.Problematizam os saberes abordados; 2.Utilizam recursos didáticos variados; 3.Buscam a participação dos alunos; 4. Articulam conteúdos; 5.Acompanham de forma particularizada os alunos; 6.Estimulam visualmente a atenção dos alunos; 7..Promovem o debate;8.Lançam questões do cotidiano do aluno; 9.Incentivam o espírito investigativo; 10. Estimulam o trabalho em grupo; 11.Retomam as explicações anteriores; 12.Trabalham coletivamente as dúvidas dos alunos; 13.Reelaboram coletivamente o saber produzido pelos alunos.

Dados coletados através das filmagens:

Detectamos, através da grade de observação e os registros filmados que os professores investigados detém um savoir-faire singular na organização de situações de aprendizagem. Nas três escolas, os professores desenvolveram práticas pedagógicas que contemplam amplamente a participação dos alunos, o estudo em grupo, a compreensão dos conteúdos, o respeito às idéias dos alunos, atenção para os erros das crianças, o planejamento de suas atividades etc. Destacamos ainda, a rara utilização de recursos tecnológicos em sala de aula. Nas escolas, observamos que parcialmente ou raramente se utiliza de recursos tecnológicos. Também as escolas revelaram um contexto predominante: a quase inexistência de recursos tecnológicos para uso dos professores.

Considerações finais

A reflexão sobre a praxis docente, no cotidiano da sala de aula, tomando o saber -fazer do professor indicado como "competente" pela escola, revelou uma convergência entre o olhar da escola sobre a praxis do professor e os resultados analisados. Desse modo, analisou-se o desempenho do professor nas situações reais de ensino, observando os procedimentos metodológicos empregados, as técnicas didáticas utilizadas, a interação do professor com os alunos, experiências desenvolvidas em sala de aula, a postura do professor diante dos desafios postos no processo de ensino aprendizagem.

A experiência de investigação ainda nos mostrou que os professores observados quase não utilizam recursos tecnológicos. Os dados revelaram que, embora a tecnologia seja raramente ou parcialmente utilizada, há um considerável empenho do professor (amplamente) em desenvolver situações de ensino aprendizagem que possibilitem ao aluno sua participação no processo educativo.

No que diz respeito à dimensão estética, os alunos assinalaram a utilização pelo professor de recursos como cartazes, música, trabalhos de recortes etc. É certo que os registros não alcançaram a concepção do artisty (sensibilidade estética: artes, sociedade, relações sociais) expressa por Shon; entretanto indicam habilidades relacionadas indiretamente à esta dimensão.

Concluímos que, existem ainda algumas questões para futuros campos de investigações: Os professores "competentes" sob a ótica das escolas foram capacitados nessas competências ou estas foram geradas a partir de suas práticas e experiências individuais? As competências expressas pelos professores são resultantes de um processo de articulação entre teoria e prática? O saber -fazer do professor se consolida no exercício de uma prática refletida ou não? A escola tem investido de forma particularizada nos professores, por ela considerados competentes? Formar profissionais a partir da analise de práticas de ensino pode ser uma das metas dos cursos de formação de professores?

Referências bibliográficas

ALARCÃO,I. Formação Reflexiva dos professores- Estratégias de Supervisão. Porto Editora, 1996.

CUNHA, Maria Isabel. O Bom Professor e sua Prática. Campinas, Papirus: 1989.

FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta [et. al.]. O Papel do professor e sua construção no Cotidiano escolar. RJ: Universidade Sta. Úrsula, 1984 (mimeo).

PERRENOUD,Philippe. Práticas Pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa. Publicações Dom Quixote, 1993.

____________ Dez Novas Competência para Ensinar. Porto Alegre. Artes Médicas Sul, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores - Unidade, Teoria e Prática? São Paulo: Cortez, 1994.

SCHON, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. IN: NÓVOA Antônio ( coord) Os professores e sua formação. Lisboa: Don Quixote, 1992.

Correo electrónico: reginabarrosleal@aol.com.br ; monicam@secrel.com.br ; gracet@unifor.br

  Volver a E+I 


Principal de la OEI

Inicio >>