Novas Competências em Educação: o papel das novas tecnologias de informação e comunicação na escola atual
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie5331734Palabras clave:
Tecnologias de informação e comunicação, TICs, novas competências, tecnologia na educação, informatização das escolasResumen
Este ensaio analisa o papel das tecnologias de informação e comunicação na formação das novas competências necessárias ao indivíduo, tomando como contexto as transformações no mundo do trabalho e as novas demandas para o efetivo exercício da cidadania.
O trabalho parte das idéias de Juan Carlos Tedesco, propostas no livro “El nuevo pacto educativo”, integrando-as à determinação dos Estados em promover programas de informatização de escolas públicas. Nesse sentido, são abordados, de modo bastante sucinto, os resultados e os consensos alcançados até agora, bem como as perspectivas para as TICs nas escolas.
Discute-se como o papel das TICs pode ser reavaliado diante dos resultados alcançados nos últimos anos e sua contribuição para que a escola possa desenvolver as novas competências educativas esperadas na atualidade: fazer os indivíduos serem capazes de aprender de forma permanente e aprenderem a viver em comunidade, exercendo a tolerância e a solidariedade em seu contexto social.
Descargas
Cómo citar
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes: