Avaliação educacional em larga escala: a experiência brasileira

  • Fernanda da Rosa Becker Pesquisadora do INEP, Ministério da Educação, Brasil
Palabras clave: avaliação educacional

Resumen

Ao longo da década de 90, iniciou-se um ciclo de processos de reformas baseado na ideia de que era necessário modificar o desenho organizacional e institucional dos sistemas educacionais. Um dos argumentos que sustentava esta ideia era o baixo nível de responsabilidade por resultados com que operavam as administrações tradicionais (TEDESCO, 2003).
A responsabilização na educação foi apenas mais uma face do movimento mais amplo na gestão pública. A responsabilização passa a ser entendida como um valor que deve guiar os governos democráticos uma vez que é uma forma de rendição de contas a sociedade.
O presente estudo tem por objetivo apresentar a experiência brasileira na área de avaliação educacional em larga escala. Dessa forma, o artigo se divide em cinco seções das quais a primeira é desenvolvida na introdução; a segunda apresenta a problemática da avaliação educacional em larga escala, a terceira introduz a experiência brasileira a nível nacional, a quarta a experiência no âmbito internacional e a última traz alguns comentários finais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Cómo citar

Rosa Becker, F. da. (2010). Avaliação educacional em larga escala: a experiência brasileira. Revista Iberoamericana De Educación, 53(1), 1-10. https://doi.org/10.35362/rie5311751
Publicado
2010-06-25
Sección
- Evaluación