A expressão da sexualidade das pessoas com Síndrome de Down

  • Marina Da Silveira Rodrigues Almeida Instituto Inclusão Brasil, São Vicente, SP, Brasil
Palabras clave: síndrome de Down, educación sexual

Resumen

O título “A Expressão da Sexualidade das Pessoas com Síndrome de Down” vem trazer a proposta para pensarmos a sexualidade destas pessoas sob um vértice mais afetivo, simples, mas como uma proposta de desafio, de construirmos uma postura mais aberta à interlocução, à criatividade, ao pensar, à proximidade, ao lúdico.


Delinearemos um enfoque da sexualidade com um “olhar” sobre as pessoas com síndrome de Down, muito mais pela experiência da autora do que um enfoque fechado e reducionista, porém, balizado teoricamente. Apontamos idéias que possam colaborar com estas demandas e suas respectivas singularidades, minimizando muitas vezes seu sofrimento pela falta de compreensão.


O que precisamos é resignificar “nossos olhares e modos de ver”, nossa aposta na vida adulta das pessoas com síndrome de Down, orientando-as nos limites necessários, ajudando-as através da aprendizagem mediada, dos apoios específicos às suas singularidades, acreditando na possibilidade de que estas pessoas também têm muito a contribuir em nossa sociedade.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2008-07-25
Cómo citar
Da Silveira Rodrigues Almeida, M. (2008). A expressão da sexualidade das pessoas com Síndrome de Down. Revista Iberoamericana De Educación, 46(7), 1-8. https://doi.org/10.35362/rie4671917
Sección
- Educación inclusiva