A auto-avaliação de IES: um modelo para a avaliação das disciplinas curriculares segundo a percepção do corpo discente

  • André Luís Policani Freitas Universidade Estadual do Norte Fluminense, Brasil
  • Gudelia Morales de Arica Universidade Estadual do Norte Fluminense, Brasil

Resumen

Em um cenário caracterizado pela expansão crescente do sistema brasileiro de educação superior, em termos da quantidade de novas Instituições de Ensino e de novos cursos (presenciais e semi-presenciais), o desenvolvimento e a implementação de um sistema de avaliação educacional é um dos procedimentos utilizados para monitorar o desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES) e assegurar que a qualidade do ensino atende aos padrões desejados.

Desejando contribuir para o tratamento deste problema, este artigo propõe um modelo destinado à auto-avaliação de IES fundamentado na avaliação das disciplinas curriculares sob a percepção do corpo discente. Através da realização de um experimento, verificou-se a confiabilidade do instrumento de pesquisa utilizado (questionário) na avaliação das disciplinas do curso de Graduação em Engenharia de Produção de uma universidade pública estadual. Algumas análises foram realizadas e os resultados são apresentados.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2008-01-10
Cómo citar
Policani Freitas, A. L., & Morales de Arica, G. (2008). A auto-avaliação de IES: um modelo para a avaliação das disciplinas curriculares segundo a percepção do corpo discente. Revista Iberoamericana De Educación, 44(7), 1-15. https://doi.org/10.35362/rie4472183
Sección
- Evaluación