A auto-avaliação de IES: um modelo para a avaliação das disciplinas curriculares segundo a percepção do corpo discente

Autores/as

  • André Luís Policani Freitas Universidade Estadual do Norte Fluminense, Brasil
  • Gudelia Morales de Arica Universidade Estadual do Norte Fluminense, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie4472183

Palabras clave:

ensino superior, qualidade, avaliação

Resumen

Em um cenário caracterizado pela expansão crescente do sistema brasileiro de educação superior, em termos da quantidade de novas Instituições de Ensino e de novos cursos (presenciais e semi-presenciais), o desenvolvimento e a implementação de um sistema de avaliação educacional é um dos procedimentos utilizados para monitorar o desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES) e assegurar que a qualidade do ensino atende aos padrões desejados.

Desejando contribuir para o tratamento deste problema, este artigo propõe um modelo destinado à auto-avaliação de IES fundamentado na avaliação das disciplinas curriculares sob a percepção do corpo discente. Através da realização de um experimento, verificou-se a confiabilidade do instrumento de pesquisa utilizado (questionário) na avaliação das disciplinas do curso de Graduação em Engenharia de Produção de uma universidade pública estadual. Algumas análises foram realizadas e os resultados são apresentados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Policani Freitas, A. L., & Morales de Arica, G. (2008). A auto-avaliação de IES: um modelo para a avaliação das disciplinas curriculares segundo a percepção do corpo discente. Revista Iberoamericana De Educación, 44(7), 1–15. https://doi.org/10.35362/rie4472183

Publicado

2008-01-10

Número

Sección

- Evaluación