A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras

  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Brasil

Resumen

Este artigo tem a finalidade de contribuir para a reflexão sobre a formação para ensinar Matemática de professores polivalentes . Justifica-se pela indicação da Lei 9394/96 sobre a formação desses professores em nível superior, pela falta de práticas anteriores e o pequeno número de investigações que apóiem a elaboração de projetos de formação. 

A pesquisa faz parte de minha tese de doutorado . Analisei grades curriculares, ementas de cursos da área de Matemática de 36 cursos de Pedagogia, buscando elementos que permitissem refletir sobre o conhecimento para ensinar Matemática. 

Usei como fundamentação teórica os estudos de Shulman (1992) sobre os conhecimentos profissionais do professor.
Entre as conclusões destaco a pouca presença de pesquisas de Educação Matemática e poucas indicações de livros escritos por educadores matemáticos e de material destinado à formação matemática de professores.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2006-01-25
Cómo citar
Curi, E. (2006). A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana De Educación, 37(5), 1-10. https://doi.org/10.35362/rie3752687
Sección
- Didáctica de las Ciencias y la Matemática