Formação continuada dos educadores de infância: Análise sobre o papel da brochura ‘Despertar para a ciência – atividades dos 3 aos 6’

  • Maria José Rodrigues Instituto Politécnico de Bragança. Portugal
  • Rui Marques Vieira Universidade de Aveiro, Aveiro. Portugal
Palabras clave: Educação em ciências; educação pré-escolar; formação continuada;

Resumen

Em Portugal, as orientações para a Educação Pré-Escolar apontam para que as ciências, incluídas na área de conhecimento do mundo, sejam trabalhadas no jardim de infância, com crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Uma vez que várias críticas foram apontadas às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), expressas, nomeadamente, em várias investigações realizadas, o Ministério da Educação lançou, em 2009, uma brochura “Despertar para a ciência – atividades dos 3 aos 6” para auxiliar o trabalho dos educadores. Após esta publicação fez-se formação dos profissionais de educação de infância, para que pudessem efetivamente utilizar a brochura nas suas práticas didático-pedagógicas.

Neste texto mostramos a opinião de um grupo de educadoras sobre o referido documento e sobre a formação que receberam para a utilização do mesmo. Os resultados obtidos mostram a importância que os educadores atribuem a este documento; no entanto, apontam também algumas sugestões.

Consideramos este aspeto fundamental para nos ajudar a perceber melhor o impacte da brochura nas práticas dos educadores, só desta forma poderemos retirar todo o proveito deste investimento e melhorar os próximos, assim como termos práticas mais inovadoras no âmbito da educação em ciências no pré-escolar.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2014-11-15
Cómo citar
Rodrigues, M. J., & Marques Vieira, R. (2014). Formação continuada dos educadores de infância: Análise sobre o papel da brochura ‘Despertar para a ciência – atividades dos 3 aos 6’. Revista Iberoamericana De Educación, 66(2), 1-13. https://doi.org/https://doi.org/10.35362/rie662274
Sección
- Educación infantil