O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através da atividade de blogging

  • Susana Henriques Universidade Aberta, Portugal
  • Isolina Oliveira Universidade Aberta, Portugal
Palabras clave: blogging; comunidade de investigadores; interação; investigação-ação em rede; diálogo reflexivo

Resumen

Neste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais complexos, capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia, visando criar soluções para problemas.

Este estudo apoia-se em investigações desenvolvidas em blogues académicos tendo em vista o desenvolvimento de competências de ordem superior. Nesta linha, as autoras refletem sobre a pertinência do blogging, na sua dimensão individual como suporte da auto-expressão e da auto-reflexão, e na dimensão de comunidade como suporte do diálogo reflexivo.

O ponto de partida neste estudo foi provocar a interação entre duas comunidades de investigadores, visando à constituição de uma comunidade mais alargada em torno de uma temática central – a investigação-ação – para doutorandos que são simultaneamente supervisores e líderes em contextos escolares. As interações no blogue resultantes de reflexões anteriores produzidas em fóruns, bem como as diversas produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados qualitativamente, com a análise crítica do discurso.

Os resultados deste estudo evidenciam que os blogues constituem uma boa ferramenta para a aprendizagem e a partilha de reflexões centradas na prática profissional, contribuindo para a formação de uma comunidade de investigadores. Constituem ainda um importante contributo para a investigação sobre o uso dos blogues em contextos da formação avançada.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

ALARCIA,O.F. e BRAVO, I. del A. Influencia de las TIC em la utilización de materiales y recursos em los processos de enseñanza-aprendizaje de la Universidad de Lleida: uso o abuso? Revista Iberoamericana de Educación a distancia. Vol. 15 nº 2. Julio, 2012.

ALMERICH, G.; GASTALDO, I.; DÍAZ, I. y BO, R. 2004.Perfiles de las competencias en las TIC y su relación con la utilización de las mismas en los profesores de Educación Primaria y Secundaria. Actas delV Encuentro Internacional Anual sobre Educación, Capacitación Profesional y Tecnologías de la Educación, Virtual Educa 2004, sección 3, ponencia 5. Forum Universal de las Culturas, Barcelona.Disponivel em: http://www.virtualeduca.org/2004/es/actas/3/1.3.22.doc Acesso em 26 de junho de 2012.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. (M. L. X. de A. Borges, Trans.). 2003. Rio de Janeiro: Zahar

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL o 2010 -- o Paulo.

DEMO, Pedro.TICs e educação, 2008 Disponível em: http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br Acesso em:27 de junho de 2012.

FRANCO, Maria Laura P. B. 2003. Análise de Contéudo. Brasília: Plano Editora.

GARCÍA, M.L e ORTEGA, J. G. M. 2007.Las TIC en la enseñanza de la Biología en la educación secundaria: los laboratorios virtuales. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 6, Nº3, 562-576.

IZQUIERDO,R.M.R. El impacto de las TIC em la transformación de la enseñanza universitária: repensar los modelos de enseñanza y aprendizaje. Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, vol. 11,núm. 1, febrero, pp. 32-6. 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. (Coleção Papirus Educação)

MARQUÈS, P. 2000 Impacto de las TIC em educación: funciones y limitaciones. Disponível em: http://dewey.uab.es/pmarques/siyedu.htm Acesso em: 06 de junho de 2012.

MASETTO, M. T. 2009. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; BEHRENS, M. A.; MASETTO, M. T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus.

MONDEJAR, F. R.Las actitudes del professorado hacia la informática. 2000.Disponível em: http://www.sav.us.es/pixelbit/pixelbit/articulos/n15/n15art/art158.htm acesso em: 27 de junho de 2012.

ORELLANA, N.; ALMERICH, G.; BELLOCH, C. y DÍAZ, I. 2004 La actitud del profesorado ante las TIC: Un aspecto clave para la integración. Disponível em: www.virtualeduca.info/encuentros/1.5.27.doc Acesso em:06 de junho de 2012.

PEREIRA, B. T. 2010. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1381-8.pdf Acesso em: 25 de junho de 2012.

PRENSKY, M. 2001. Digital Natives, Digital Immigrants. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20- %20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf Acesso em: 5 julho de 2012.

TORNAGHI, A. J. C, PRADO. M. E. B.B. & ALMEIDAM.E.B. Tecnologias na educação : ensinando e aprendendo com as TIC :guia do cursista –2. ed. –Brasília : Secretaria de Educação a Distância, 2010. 120 p.

Cómo citar

Henriques, S., & Oliveira, I. (2014). O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através da atividade de blogging. Revista Iberoamericana De Educación, 64(2), 1-11. https://doi.org/10.35362/rie642371
Publicado
2014-03-15
Sección
- Tecnología de la educación
Bookmark and Share