Docência universitária a distância: um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem

  • Walteno Martins Parreira Júnior Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil
  • Silvana Malusá Baraúna Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil
Palabras clave: Docência universitária a distância, Prática didático-pedagógica, Ensino semipresencial

Resumen

Resumo

Este trabalho, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia – UFU –, sob o n.º 638/11, apresenta os resultados de uma pesquisa sobre docência universitária a distância, em cursos de formação de professores que adotam a modalidade semipresencial. Seu objetivo foi compreender como ocorre o olhar do professor universitário sobre sua prática pedagógica. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário, construído nas abordagens quanti e qualitativa, composto por três partes: identificação/qualificação docente, conteúdo programático e questões abertas. Os docentes atuam em dois cursos de uma Instituição do Ensino Superior do Triângulo Mineiro, Minas Gerais. Os resultados constataram que estes profissionais fazem uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – no processo de ensino-aprendizagem, para interação, organização, desenvolvimento de conteúdos programáticos e atividades de avaliação.

Palavras-chave: Docência universitária a distância; Prática didático-pedagógica; Ensino semipresencial. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Walteno Martins Parreira Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Grupo de pesquisa "Desenvolvimento profissional e docência universitária: saberes e práticas educativas" do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd-UFU, Brasil.

Silvana Malusá Baraúna, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Grupo de pesquisa "Desenvolvimento profissional e docência universitária: saberes e práticas educativas" do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd-UFU, Brasil.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Grupo de pesquisa "Desenvolvimento profissional e docência universitária: saberes e práticas educativas" do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd-UFU, Brasil

Publicado
2013-04-15
Cómo citar
Martins Parreira Júnior, W., Malusá Baraúna, S., & Saramago de Oliveira, G. (2013). Docência universitária a distância: um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem. Revista Iberoamericana De Educación, 61(4), 1-12. https://doi.org/10.35362/rie6141067
Sección
- Docencia universitaria