O conteúdo esportivo da mídia e intervenções pedagógicas na educação física e esportes

  • Eduardo Fantato Rodríguez Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil
  • Paulo Cesar Montagner Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

Resumen

Este texto discute atividades desenvolvidas com conteúdos e recursos da mídia com alunos de duas turmas de 8º série do ensino público estadual, no Brasil, debatendo conceitos teóricos sobre os meios de comunicação, o esporte e o processo de recepção dos conteúdos midiáticos.
A proposta consistiu em apresentar reflexões sobre a intervenção pedagógica em Educação Física e Esportes a partir da interação entre os alunos, a mídia e o esporte. Para tanto, apresenta as atividades desenvolvidas na dissertação de mestrado Esporte e Mídia: interfaces e significados dos conteúdos esportivos atribuídos pelos alunos. (Rodrigues, 2006)
Os alunos se mostraram envolvidos com as atividades, uma ação diferente de sua prática nas aulas de Educação Física, mas presente no seu dia-a-dia nas mais diferentes possibilidades, e quando levado para dentro do ambiente formal estabeleceu-se uma dinâmica e um vínculo importante para um processo de reflexão sobre o esporte.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2009-09-10
Cómo citar
Fantato Rodríguez, E., & Montagner, P. C. (2009). O conteúdo esportivo da mídia e intervenções pedagógicas na educação física e esportes. Revista Iberoamericana De Educación, 50(5), 1-13. https://doi.org/10.35362/rie5051907
Sección
- Educación y medios