Aprendizagem na educação à distância via rede: uma perspectiva do uso da tecnología com caráter positivo

  • Diana dos Santos Abreu Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
  • Raquel Marques Villardi Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
  • Fabrícia da Silva Vellasquez Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
  • Marta Cardoso Lima da Costa Rego Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Resumen

O objetivo deste estudo é verificar se o ambiente virtual possibilita que os alunos, inseridos no processo de aprendizagem realizado a distância com suporte tecnológico, construam conhecimento através da interação com os outros participantes envolvidos neste mesmo processo. 
Este estudo foi realizado com um grupo de alunos dos cursos de extensão em Biologia e Geografia, oferecidos pelo Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CEDERJ –, e realizou-se através de respostas obtidas a partir de um questionário semi-estruturado.
As respostas obtidas com os questionários provaram que a interação existente nos ambientes virtuais servem para diminuir a distância entre os sujeitos, minimizar o silêncio daqueles que estudam sozinhos e se encontram em espaços distantes, tornando possível a construção do conhecimento.

Dessa forma, nossos estudos nos levaram a entender que este modelo educacional deve estar na direção do estímulo que a informação compartilhada e a construção do conhecimento individual e coletivo possam favorecer, garantindo as interações entre o indivíduo e o grupo, visto ser esse o grande desafio educacional em ambientes virtuais de aprendizagem.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2007-09-10
Cómo citar
dos Santos Abreu, D., Marques Villardi, R., da Silva Vellasquez, F., & Cardoso Lima da Costa Rego, M. (2007). Aprendizagem na educação à distância via rede: uma perspectiva do uso da tecnología com caráter positivo. Revista Iberoamericana De Educación, 43(7), 1-9. Recuperado a partir de https://rieoei.org/RIE/article/view/2291
Sección
- Tecnología de la educación