Um novo paradigma de formação de professores

  • José M. Teles Sampaio Centro de Formação de Professores Visprof, Brasil

Resumen

É já comum afirmarmos que o Mundo em que vivemos é marcado por uma Civilização da Mudança -mudanças políticas, sociais, económicas, culturais, tecnológicas… -, resultantes da tão propalada globalização, que tem vindo a provocar transformações profundas ao nível do trabalho das pessoas, novas formas de organização, que geram instabilidade, incertezas, paradoxos e contradições, com reflexos nas mudanças de valores, mentalidades, comportamentos, que levam incessantemente à procura de novos caminhos e novos equilíbrios como resposta às necessidades deste mundo cada vez mais complexo onde tudo é posto em causa. A mudança está na ordem do dia, sobretudo as mudanças estruturais que implicam mudanças de comportamento e de atitudes das pessoas, tanto de dirigentes como de dirigidos. As "receitas" anteriores estão, assim desadequadas para o novo "modelo" de sociedade.
Nesta linha, sobressai a emergência de uma múltipla situações de desenvolvimento de competências nucleares que elevam o valor da "escola da vida", da importância dos saberes e competências adquiridas pela via da experiência, no despertar da importância da aprendizagem ao longo da vida.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Cargando métricas ...
Publicado
2006-09-25
Cómo citar
Teles Sampaio, J. M. (2006). Um novo paradigma de formação de professores. Revista Iberoamericana De Educación, 40(1), 1-4. https://doi.org/10.35362/rie4012530
Sección
- Profesión docente