Um novo paradigma de formação de professores

Autores/as

  • José M. Teles Sampaio Centro de Formação de Professores Visprof, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie4012530

Palabras clave:

Formação contínua, mudanças, aprender ao longo da vida, competências

Resumen

É já comum afirmarmos que o Mundo em que vivemos é marcado por uma Civilização da Mudança -mudanças políticas, sociais, económicas, culturais, tecnológicas… -, resultantes da tão propalada globalização, que tem vindo a provocar transformações profundas ao nível do trabalho das pessoas, novas formas de organização, que geram instabilidade, incertezas, paradoxos e contradições, com reflexos nas mudanças de valores, mentalidades, comportamentos, que levam incessantemente à procura de novos caminhos e novos equilíbrios como resposta às necessidades deste mundo cada vez mais complexo onde tudo é posto em causa. A mudança está na ordem do dia, sobretudo as mudanças estruturais que implicam mudanças de comportamento e de atitudes das pessoas, tanto de dirigentes como de dirigidos. As "receitas" anteriores estão, assim desadequadas para o novo "modelo" de sociedade.
Nesta linha, sobressai a emergência de uma múltipla situações de desenvolvimento de competências nucleares que elevam o valor da "escola da vida", da importância dos saberes e competências adquiridas pela via da experiência, no despertar da importância da aprendizagem ao longo da vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Teles Sampaio, J. M. (2006). Um novo paradigma de formação de professores. Revista Iberoamericana De Educación, 40(1), 1–4. https://doi.org/10.35362/rie4012530

Publicado

2006-09-25

Número

Sección

- Profesión docente