Depressão e suporte social em adolescentes e jovens adultos

  • Raúl Cordeiro Escola Superior de Saúde de Portalegre, Portugal
  • M. Arriaga Escola Superior de Saúde de Portalegre, Portugal
  • J. Claudino Escola Superior de Saúde de Portalegre, Portugal

Resumen

O objectivo é analisar, através de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, a relação entre a satisfação com o suporte social e os índices de depressão em adolescentes e jovens adultos.
Através de questionário de aplicação directa um total de n = 262 alunos, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos de idade, matriculados no 12.º ano de escolaridade das duas Escolas Secundárias da rede do Ministério da Educação, situadas na cidade de Portalegre, Portugal, no ano lectivo 2004/2005.

Foram utilizados, como instrumentos de medida, a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) (Ribeiro, 1999) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI) (Gorenstein & Andrade, 1996).
Os resultados obtidos indicam que o suporte social influencia, de uma forma estatisticamente significativa o índice de depressão em adolescentes e jovens adultos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2006-08-25
Cómo citar
Cordeiro, R., Arriaga, M., & Claudino, J. (2006). Depressão e suporte social em adolescentes e jovens adultos. Revista Iberoamericana De Educación, 39(6), 1-10. https://doi.org/https://doi.org/10.35362/rie3962543
Sección
- Psicología de la educación