O lugar das ciências humanas na universidade

  • Antônio Inácio Andrioli

Resumen

As ciências humanas, com seu acúmulo histórico e pela sua característica reflexiva e problematizadora da realidade social, assumem uma posição decisiva no processo de desmistificação e reintegração dos saberes. Mas, possivelmente, por não oferecerem uma clara tendência de reforço à "empregabilidade", as ciências humanas são constantemente caracterizadas como inúteis à universidade.

Na era da "globalização", justificada pelos avanços tecnológicos, o papel da ciência e da tecnologia volta a ser discutido num novo contexto. Num período marcado pelo predomínio da técnica, o conflito entre ciências naturais e ciências humanas retoma a atualidade do problema da ideologia inerente ao positivismo científico. O histórico dilema entre técnica e filosofia volta à tona e atinge seu ponto crucial diante do desafio da formação acadêmico-profissional na universidade. Nesse contexto, qual é a atualidade das ciências humanas na universidade?

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Antônio Inácio Andrioli

Doutorando em Ciências Sociais na Universidade de Osnabrück, Alemanha.

Publicado
2006-12-29
Cómo citar
Andrioli, A. I. (2006). O lugar das ciências humanas na universidade. Revista Iberoamericana De Educación, 37(5), 1-16. https://doi.org/10.35362/rie3752688
Sección
- Ensayos y testimonios