O lugar das ciências humanas na universidade

Autores

  • Antônio Inácio Andrioli

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie3752688

Palavras-chave:

ciências humanas, integración de saberes, globalizção, positivismo cientifico, técnica vs. filosofia

Resumo

As ciências humanas, com seu acúmulo histórico e pela sua característica reflexiva e problematizadora da realidade social, assumem uma posição decisiva no processo de desmistificação e reintegração dos saberes. Mas, possivelmente, por não oferecerem uma clara tendência de reforço à "empregabilidade", as ciências humanas são constantemente caracterizadas como inúteis à universidade.

Na era da "globalização", justificada pelos avanços tecnológicos, o papel da ciência e da tecnologia volta a ser discutido num novo contexto. Num período marcado pelo predomínio da técnica, o conflito entre ciências naturais e ciências humanas retoma a atualidade do problema da ideologia inerente ao positivismo científico. O histórico dilema entre técnica e filosofia volta à tona e atinge seu ponto crucial diante do desafio da formação acadêmico-profissional na universidade. Nesse contexto, qual é a atualidade das ciências humanas na universidade?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Inácio Andrioli

Doutorando em Ciências Sociais na Universidade de Osnabrück, Alemanha.

Como Citar

Andrioli, A. I. (2006). O lugar das ciências humanas na universidade. Revista Ibero-Americana De Educação, 37(5), 1–16. https://doi.org/10.35362/rie3752688

Downloads

Publicado

2006-12-29

Edição

Seção

- Ensaios e testemunhos