Introduçao. Educação para o desenvolvimento sustentável: Fundamentos, programas e instrumentos para a década (2005-2014) (II)

Autores/as

  • José Gutiérrez Universidad de Granada, España.
  • Javier Benayas Universidad Autónoma de Madrid, España.

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie410770

Resumen

A década avança em tempo real. Agora que já estamos plenamente instalados no novo século, no século que alguns cientistas como Ramón Margaleff, artistas como Eduardo Chillida, literatos como Günter Gras, políticos como Al Gore, teólogos como Leonardo Boff, ou naturalistas como Joaquín Araujo, catalogaram como o Século da Ecologia, seguimos procurando idéias motrizes que nos permitam construir mundos a nossa medida, mundos pensados e construídos a escalas humanas, e escalas humanas dotadas de instrumentos tecnológicos, científicos e artísticos para mudar o mundo que temos sem destruir o que desejamos.

É muito possível que o discurso da sustentabilidade tenha sido instalado com estas intenções, mas temos que exigir resultados, evidências e provas convincentes. Com o eslogan Decênio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, se pretende avançar em direção a modelos de organização social, econômica e política mais igualitários e equitativos, mais ecológicos, mais humanos, mais desenvolvidos e solidários. Esta é uma das principais razões que levaram a Unesco a promover e a impulsionar um tratamento sustentado de tais idéias ao longo de toda uma década (2005-2014).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Gutiérrez, Universidad de Granada, España.

Departamento de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação, Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Granada, Espanha.

Javier Benayas, Universidad Autónoma de Madrid, España.

Departamento de Ecologia, Faculdade de Ciências, Universidade Autônoma de Madrid, Espanha.

Publicado

2006-09-01

Cómo citar

Gutiérrez, J., & Benayas, J. (2006). Introduçao. Educação para o desenvolvimento sustentável: Fundamentos, programas e instrumentos para a década (2005-2014) (II). Revista Iberoamericana De Educación, 41, 17–20. https://doi.org/10.35362/rie410770

Número

Sección

Artículos del monográfico