Formação de professores-autores de material didático em EaD

Autores/as

  • Nukácia Araújo Universidade Estadual do Ceará (Uece)
  • Débora Hissa niversidade Aberta do Brasil (UAB)
  • Iraci Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie691161

Palabras clave:

educação a distância | formação de professores-autores | produção de material didático | escrita interativa e multimodal.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo descrever uma experiência de ensino na modalidade semi-presencial, cujo foco é a formação de professores-autores de material didático para a Educação a Distância. O curso de formação partiu da necessidade de formar professores que produzissem conteúdo no âmbito de um curso de especialização na modalidade a distância. A capacitação teve a duração 52h/a: 40h/a a distância (quatro aulas com 10h/a cada) e 12h/a presenciais (três encontros presenciais com 4h/a cada). O objetivo do curso era produzir uma aula (10h) da disciplina que os professores iriam ministrar. Os participantes do curso foram 15 professores que produzirão material didático para o curso de Especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos patrocinado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e desenvolvido pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O curso de formação de professores autores foi estruturado a partir de quatro temáticas: 1. Educação a distância: conceitos, legislação, características e modelos; 2. Conceitos e fases da produção e planejamento do material didático; 3. Escrita de textos didáticos para a EaD; 4. Escrita interativa e multimodal de uma webaula no formato e-book.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nukácia Araújo, Universidade Estadual do Ceará (Uece)
Doutora em Educação; professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Uece, Brasil.

Débora Hissa, niversidade Aberta do Brasil (UAB)
Mestre em Linguística Aplicada; doutoranda do curso de Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará; tutora da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Citas

Agrinionih, Neilla T. (2014). A teoria da transposição didática e o processo de didatizaçãodos conteúdos matemáticos. Educere. Cascavel-PR, v. 1, n. 1, 2001. Disponível em:<http://revistas.unipar.br/educere/article/view/812>. Acesso em: 10 fev.2014.

Araújo, N; Hissa, D; Zavam, A (2014). Material didática em EaD: a produção de uma webaula. In: Araújo, R; Joye, C; Rocha, E. (orgs.). Material Didático na EaD: caminhos de autoria.Dourados-MS: UEMS, p. 21-38.

Bakhtin, M. (2011). Estética da criação verbal. 6ª edição. São Paulo: Martins Fontes.

Chevallard, Y. (1991). La Transposition Didactique: du savoir savant au savoir ensigné.Grenoble: La PenséeSauvage.

Fåhræus, E. R (2001).Collaborative Learning through Forum Systems - Problemsand Opportunities. In: Proceedings of Computer Support for Collaborative Learning Conference, Maastricht, Netherlands. Disponível em: http://www.mmi.unimaas.nl/euro-cscl/Papers/45.doc. Acessoem30 de março de 2014.

Herrmann, A. W. (1989) Teaching writing with Peer Response Groups. ED307616. Disponível em http://ericadr.piccard.csc.com/extra/ericdigests/ed307616.html. Acesso em: 12 de agosto de 2014.

Maia, C.; Mattar, João. (2007). ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Cómo citar

Araújo, N., Hissa, D., & Moraes, I. (2015). Formação de professores-autores de material didático em EaD. Revista Iberoamericana De Educación, 69(1), 167–182. https://doi.org/10.35362/rie691161

Publicado

2015-09-15

Número

Sección

Artículos del especial