A participação dos alunos num processo de supervisão pedagógica interpares. Implicações em contexto de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores

Autores/as

  • José Castilho Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, Portugal
  • César Sá Escola Superior de Educação, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie672258

Palabras clave:

desenvolvimento pessoal e profissional do professor | supervisão pedagógica | supervisão pedagógica interpares | trabalho colaborativo entre professores.

Resumen

Este artigo apresenta um estudo no qual se desenvolveu um processo de supervisão pedagógica interpares como forma de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores envolvidos e para melhorar a qualidade das aprendizagens dos seus alunos. Consiste num processo de investigação-ação, com recurso a ciclos de observação mútua de aulas dos professores participantes e a consequente reflexão colaborativa. Os alunos também participaram neste estudo, através de grupos focalizados e da escrita de reflexões sobre o processo de ensino dos seus professores. A participação dos alunos teve como objetivo conhecer a sua perceção acerca do desempenho dos professores participantes e das opções que estes tomam no contexto da sala de aula. Trata-se de uma participação estratégica, baseada na ideia de que o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos estão interligados.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALARCÃO, I. (2010a). A Relevância do Feedback no Processo Supervisivo. In R. BIZARRO, e M. A. MOREIRA, Supervisão Pedagógica & Educação em Línguas (pp. 17-27). Mangualde: Edições Pedago.

ALARCÃO, I. (2010b). Prefácio. In A. I. ANDRADE, e A. S. PINHO, Línguas e Educação: Práticas e Percursos de Trabalho Colaborativo - Perspetivas a partir de um projeto (pp. 7-10). Universidade de Aveiro: Projecto Línguas & Educação: construir e partilhar a formação.

ALARCÃO, I., e ROLDÃO, M. C. (2010 - 2ª edição). Supervisão - Um Contexto de Desenvolvimento Profissional dos Professores. Mangualde: Edições Pedago.

COUTINHO, C. et al (2009). Investigação-Acção: Metodologia Preferencial nas Práticas Educativas. Psicologia, Educação e Cultura, vol. XIII, nº 2 , pp. 455-479. Colégio Internato dos Carvalhos.

DAY, C. et al. (2007). Teachers Matter: Connecting Lives, Work and Effectiveness. Berkshire, England: Open University Press. Berkshire, England.

DAY, C. (2004). A Passion For Teaching. London: Routledge Falmer.

DAY, C. (2001). Desenvolvimento Profissional de Professores: Os Desafios da Aprendizagem Permanente. Porto: Porto Editora.

DAY, C. (1999). Developing Teachers: The Challenges of Lifelong Learning. New York: Routeledge Falmer.

FREIRE, P. (2008). Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra.

FULLAN, M., e HARGREAVES, A. (1992). Teacher Development and Educational Change. London: Routledge Falmer.

GAIRÍN, J. (2000). Cambio de Cultura Y Organizaciones Que Aprenden. Educar 27 , 31-85.

GLICKMAN et al (2010, 8th Edition). SuperVision and Instructional Leadership. Boston: Pearson.

MOREIRA, M. A. (2001). A Investigação-Ação na Formação Reflexiva do Professor-Estagiário de Inglês. Lisboa: Instituto de Inovação educacional.

POSTIC, M. (2008). A Relação Pedagógica. Lisboa: Padrões Culturais Editora.

RICHARDS, J., e FARRELL, T. (2005). Professional Development for Language Teachers: Strategies for Teacher Learning. Cambridge Language Education .

SENGE, P. (1990). The Fifth Discipline: The Art And Practice Of The Learning Organization. New York: Doubleday.

SCHÖN, D. (2000). Educando o Profissional Reflexivo - Um Novo Design Para o Ensino e a Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.

SHULMAN, L. (1986). Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, Vol. 15, No. 2 , 4-14.

VIEIRA, F. (2009). Para Uma Visão Transformadora da Supervisão Pedagógica. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 105 (jan./abr.), p. 197-217.

VIEIRA, F. (2010). Olhares sobre o projecto “Línguas e Educação: construir e partilhara formação” – a paixão na linguagem e a condição da diversidade. In A. I. ANDRADE, & A. S. PINHO, Línguas e Educação: Práticas e Percursos de Trabalho Colaborativo - Perspectivas a partir de um projecto. Universidade de Aveiro: Projecto Línguas & Educação: construir e partilhar a formação.

VIEIRA, F., e MOREIRA, M. (2011). Supervisão e Avaliação do Desempenho Docente: Para Uma Abordagem de Orientação Transformadora. Lisboa: Cadernos do CCAP-1. Ministério da Educação.

VIEIRA, H. (2005). A Comunicação na Sala de Aula. Lisboa: Editorial Presença.

ZEICHNER, K. (1993). A Formação reflexiva de Professores: Ideias e Práticas. Lisboa: Educa.

ZEICHNER, K., e GORE, J. (1990). Teacher Socialization. In W. HOUSTON (Ed.), Handbook of Research on Teacher Education. N. York: Macmillan.

ZEPEDA, S. J. (2007, 2nd edition). Instructional Supervision - Applying Tools and Concepts. N. York: Eye On Education.

ZEPEDA, S. J. (2008). Professional Development: What Works. New York: Eye On Education.

Cómo citar

Castilho, J., & Sá, C. (2015). A participação dos alunos num processo de supervisão pedagógica interpares. Implicações em contexto de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Revista Iberoamericana De Educación, 67(2), 143–160. https://doi.org/10.35362/rie672258

Publicado

2015-03-15

Número

Sección

- Profesión docente