Quando os jovens viram notícia de jornal? Uma análise das representações sociais na mídia

Autores/as

  • lana Eleá S. Werneck

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie36122737

Palabras clave:

meios de comunicação de massa, pesquisa educativa, representações sociais, proposta ideológica

Resumen

Estudar a forma como diferentes grupos vem sendo representados pelos meios de comunicação de massa é uma das maneiras de se realizar pesquisas educativas em torno da mídia. As formas através das quais as mídias se ocupam da família, do gênero (masculino/feminino), da relação adulto-criança, das minorias e dos jovens, por exemplo, ajuda os educadores a problematizarem a função dos estereótipos veiculados na estruturação dos quadros de valores e de comportamento desses grupos. Trata-se de um tema importantíssimo no âmbito da pesquisa educativa se pensarmos que estas representações constituem um dos territórios privilegiados da educação informal.

Dentro da categorização realizada por Rivoltella (2001) sobre ações mídia-educativas, a opção pelo estudo das representações sociais está inserida na chamada "proposta ideológica", a qual pretende trazer reflexões aos sujeitos, tendo consciência que "ler criticamente um produto midiático não significa mais aproxima-lo através parâmetros de valor (bonito/feio, bom/mal), mas desconstruí-lo, desmitificar a sua cobertura ideológica, reconhecer os traços da cultura hegemônica" (2001:49).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

lana Eleá S. Werneck

Mestranda em Educação - PUC-Rio de Janeiro, Brasil.

Cómo citar

Werneck, lana E. S. (2005). Quando os jovens viram notícia de jornal? Uma análise das representações sociais na mídia. Revista Iberoamericana De Educación, 36(12), 1–9. https://doi.org/10.35362/rie36122737

Publicado

2005-11-10

Número

Sección

- Investigación educativa