Os currículos dos cursos de pedagogia e os estudos culturais

Autores/as

  • Aurinete Santos Souza Faculdade dos Guararapes, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie7613037

Palabras clave:

currículo, estudos culturais, multiculturalismo

Resumen

Em nossa pesquisa trouxemos como subsídios o conceito de multiculturalismo dos estudos culturais e a discussão da perspectiva das teorias pós-críticas do currículo. Observamos que as normativas trazem eixos temáticos que lembram o multiculturalismo, porém se distanciam dos estudos culturais, e da perspectiva pós-crítica do currículo, quando analisada a redação de seus textos. O objetivo é analisar matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia em instituições do ensino superior na cidade do Recife/PE com foco disciplinas que contemplem eixos temáticos dos estudos culturais. Identificar o que dizem as normativas educacionais sobre presença do multiculturalismo nas matrizes curriculares dos cursos de pedagogia, observar se as normativas educacionais no que diz respeito aos estudos culturais estão presentes nas matrizes curriculares analisadas. Identificamos que a formação do pedagogo e pedagoga da cidade do Recife para alguns eixos temáticos dos estudos culturais, por exemplo, em questões raciais e culturais, relacionada a educação indígenas, sexualidade, gênero, e as questões étnico-racial especificamente ao que diz respeito a afro-descendência, ainda precisam de avançar. As disciplinas em suas nomenclaturas o que mais encontramos foi a História e Cultura Afro e Indígena, valorização dessa história e das relações das diversas culturas. E a maioria se propõe refletir sobre o racismo na tentativa de supera-lo. Nossa pesquisa abre horizontes para a construção de novas propostas curriculares e ementas das instituições do ensino superior dos cursos de pedagogia, e nos possibilita pensar em uma matriz curricular que contribua com a formação inicial de professores da educação infantil e anos iniciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Brasil (1988). Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal.

Brasil (1996). Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional – Lei Nº 9394/96.Brasília, 1996.

Brasil (2005). Parecer CNE/CP Nº 5. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia.

Brasil (2006). Resolução CNE/CP Nº 1. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia.

Canen, Ana (2010). Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: Lopes, Alice Casimiro e Macedo, Elizabeth (Org.). Currículo: debates Contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010. Cap.8.

Gesser, Veronica e Ranghetti, Diva Spezia (2011). O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos Para Um Design Contemporâneo. Revista e-curriculum 7(2), São Paulo. http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum

Gimeno Sacristán, J. (2000). O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.

Lamari, L. B. e Pereira, P. (2014). O Currículo e as Práticas Pedagógicas. http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/myLjgW5XRwu60lI_2015-2-5-14-23-30.pdf. .

Marconi, Marina de Andrade e Lakatos, Eva Maria (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas.

Minayo, Maria Cecília de Souza (org) (2002). Pesquisa Social. Teoria, Método e Criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes.

Moreira, Antônio Flávio Barbosa e Candau, Vera Maria (org) (2013). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10 ed. Petrópolis: Vozes.

Silva, M. J. A. Brandim, M. R. L. (2008). Multiculturalismo e Educação: em defesa da diversidade cultural. Ano1, n.1, pp. 51-66. http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/parnaiba/arquivos/files/rd-ed1ano1-artigo4_mariasilva.PDF.

Silva, Carmem Silvia Bissolli da (2003). Curso de Pedagogia no Brasil: História e Identidade. 2ªed. Revista e Ampliada. Campinas: Autores Associados.

Silva, Tomaz Tadeu (2000). A produção social da identidade e da diferença. In: Silva, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes. pp. 73-102

Silva, Tomaz Tadeu da (2010). Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias do Currículo. Belo Horizonte: Autêntica.

Cómo citar

Souza, A. S. (2018). Os currículos dos cursos de pedagogia e os estudos culturais. Revista Iberoamericana De Educación, 76(1), 101–124. https://doi.org/10.35362/rie7613037

Publicado

2018-04-20

Número

Sección

- Currículo y planes de estudio