O professor do ensino superior na era da globalização

Autores/as

  • Marco Paulo Maia Ferreira Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie5051908

Palabras clave:

ensino superior, globalização, formação pedagógica dos docentes

Resumen

O ensino superior tem sido justamente considerado um sector estratégico determinante no conjunto do sistema educativo, destacando-se o seu contributo para o desenvolvimento do sistema científico e tecnológico nacional. O professor do ensino superior tem uma responsabilidade enorme no progresso e no crescimento científico da sociedade actual. Ao admitir-se que a sociedade actual está em permanente mudança, implicando alterações culturais, sociais, económicas e políticas, é preciso considerar os efeitos dessas transformações para o exercício da docência no ensino superior.
O professor, na condição de transmissor e produtor de conhecimento, vive, actualmente, a fragilidade e a precariedade desse mesmo conhecimento, necessitando de uma actualização constante de novos saberes, de forma a construir novos ambientes de aprendizagem que conduzam os alunos ao exercício reflexivo de conceptualizações e de uma compreensão multidisciplinar dos fenómenos.
Este artigo discute, de uma forma sucinta, as implicações pedagógicas e científicas que a globalização apresenta para o professor do ensino superior, reflectindo criticamente sobre a importância de uma formação psicopedagógica dos docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Maia Ferreira, M. P. (2009). O professor do ensino superior na era da globalização. Revista Iberoamericana De Educación, 50(5), 1–10. https://doi.org/10.35362/rie5051908

Publicado

2009-10-10

Número

Sección

- Profesión docente