Prevenção da iliteracia: processos cognitivos implicados na lectura

Autores/as

  • Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinho Universidade da Madeira, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie4432242

Palabras clave:

lectura, competencias de lengua, procesos cognitivos, capacidad lectora

Resumen

O desenvolvimento tecnológico tem feito emergir novas formas de comunicação que se traduziram na criação de novas necessidades relativamente às capacidades de usar a linguagem; a complexificação da sociedade implica maiores exigências sobre os cidadãos e a consequente elevação dos critérios de literacia. Confirmando a tendência pessimista dos níveis de literacia portugueses, a preocupação com a iliteracia é, de facto, uma realidade. As consequências desta situação constituem factores de risco consideráveis para o desenvolvimento de percursos de vida menos favoráveis.

A resposta à questão dos processos cognitivos necessários para que um indivíduo adquira e desenvolva as competências básicas da língua materna (oralidade, leitura e escrita) tem sido pesquisada por especialistas de variados ramos do saber. Neste estudo, é apresentada a importância que a leitura tem a nível cognitivo, indicando quais os principais processos cognitivos implicados e modelos de aquisição e desenvolvimento da capacidade leitora.

Julgamos ser necessário e urgente que a língua materna seja olhada como uma competência básica a que todos os cidadãos têm direito e que a escola é obrigada a facultar. Se a escola apresenta dificuldades na concretização desta tarefa será imprescindível que se apresentem propostas de programas de promoção da leitura, de modo a auxiliar os professores e os alunos a ultrapassarem as dificuldades em ensinar e aprender a ler, respectivamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Ferreira Diogo Dias Pocinho, M. M. (2007). Prevenção da iliteracia: processos cognitivos implicados na lectura. Revista Iberoamericana De Educación, 44(3), 1–14. https://doi.org/10.35362/rie4432242

Publicado

2007-10-25

Número

Sección

- Psicología de la educación