Sistematização da avaliação da aprendizagem em comunidades organizadas no ciberespaço

Autores/as

  • Wagner Bandeira Andriola Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil
  • Robson Loureiro Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie3712729

Palabras clave:

avaliação da aprendizagem, comunidades vituais, sociedade da conexão, problemática tecnológica

Resumen

As mudanças que emergem na sociedade da conexão podem possibilitar a definição de indicadores objetivos, visando a modificação das relações ocorridas nos ambientes educacionais. As transformações econômicas e sociais, de caráter globalizante, estão profundamente arraigadas no advento tecnológico e impulsionam uma nova forma de fazer social. Muitas vezes, no entanto, queremos transpor para o virtual a tipologia das relações que encontramos em encontros presenciais.
No que se refere ao ensino superior, tem-se a necessidade, inevitável, de se procurar compreender esse contexto, na perspectiva de uma sociedade que se propõe ser conectada, integrada e inserida em comunidades virtuais. Nesse caso, a busca de um conceito revelador de uma prática avaliativa pode ser fundamentada nas perspectivas da complexidade, que estão muito próximas da problemática tecnológica, em virtude da necessária convergência de inúmeras áreas para a sua aplicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Bandeira Andriola, W., & Loureiro, R. (2005). Sistematização da avaliação da aprendizagem em comunidades organizadas no ciberespaço. Revista Iberoamericana De Educación, 37(1), 1–6. https://doi.org/10.35362/rie3712729

Publicado

2005-11-25

Número

Sección

- Evaluación