Tipos de artigos
Artigo de pesquisa científica: Documento que apresenta, em detalhes, os resultados originais ou descobertas inovadoras e emergentes de projetos de pesquisa concluídos. A estrutura, geralmente, contém quatro seções importantes: introdução, metodologia, resultados e discussão (IMRD). Nesta revista, de acordo com suas normas, são recomendadas as seguintes características em sua estrutura:
Título. Deve estar relacionado e coerente com o propósito das informações apresentadas no manuscrito; deve ser conciso e informativo sobre o conteúdo do estudo.
Resumo. Com uma extensão máxima de 200 palavras; deve recolher os aspectos mais relevantes em relação ao objetivo, à metodologia e às conclusões. As palavras-chave devem ser relevantes e coerentes com o conteúdo e a área da educação.
Introdução. O artigo deve identificar qual é o problema de pesquisa, o qual deve supor uma contribuição clara e relevante para a área do conhecimento em que está inserido. Para isso, deve levar em consideração os antecedentes de pesquisa com base na literatura.
Método e materiais. Devem ser válidos para responder à pergunta de pesquisa de como se estudou o problema, identificando a amostra ou os sujeitos por gênero, idade, etc.; o instrumento e seu procedimento.
Resultados. Devem mostrar quais foram os resultados com dados relevantes para os objetivos do estudo, estes devem ser claros e organizados, por meio de tabelas, gráficos, figuras. Evitando repetir informações nas tabelas e no texto.
Discussão. Devem-se interpretar o que significam esses resultados, tanto os esperados como os inesperados, estabelecendo as conclusões do estudo.
Citações e referências. Deve haver uma correspondência entre o total de citações e referências, e adaptá-las às normas APA.
Anexos. Podem-se apresentar apenas aqueles que forem considerados importantes para esclarecer a compreensão do texto.
Artigo de revisão ou meta-análise: Documento resultante de uma pesquisa concluída onde os resultados de pesquisas publicadas ou não publicadas são analisados, sistematizados e integrados sobre um campo da ciência ou tecnologia, a fim de dar conta dos avanços e tendências de desenvolvimento. Caracteriza-se por apresentar uma cuidadosa revisão bibliográfica.
Ensaio ou artigo de reflexão: Documento que apresenta os resultados de pesquisa concluída a partir de uma perspectiva analítica, interpretativa ou crítica do(a) autor(a), sobre um tema específico, utilizando fontes originais.
Resenha: Fornece uma visão crítica, não publicada em outros meios, sobre um novo livro que possa ter impacto em algum campo do conhecimento educacional. A resenha pode ser escrita como um ensaio, e contém a opinião de alguém que não faz parte da autoria do livro.