Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O original que se remete não foi publicado previamente em formato algum, nem foi enviado à outra revista.
  • O formato do texto se ajusta ao requerido pela RIE e está escrito em Microsoft Word o RTF
  • O texto não poderá ser superior a 8000 palavras inclusive resumo, bibliografia, quadros e figuras; e adere-se aos requisitos estilísticos e biliográficos resumidos nas Diretrizes do autor , que aparecem em Sobre a revista.
  • Se submetido a uma seção revisada por pares da revista, as instruções devem ser seguidas em Garantir uma avaliação anônima. .
  • Sempre que é possível, URL de endereços é provida para as referências
  • O texto tem espaçamento simples; 12 pontos de tamanho de fonte; itálico é usado em vez de ter sublinhado (menos na URL de endereços); e são colocados todas as ilustrações, figuras e quadros nos lugares do texto adaptado, em vez de ao fim.

Diretrizes para Autores

Os autores que submetam trabalhos para possível publicação na Revista Ibero-Americana de Educação (RIE) devem respeitar as seguintes NORMAS:

  1. Para submeter o seu artigo à nossa revista, acesse o link https://rieoei.org/RIE/about/submissions e siga as instruções para realizar o seu cadastro como autor da revista. Uma vez cadastrado, você pode enviar artigos on-line por meio de nossa plataforma eletrônica em apenas cinco passos e verificar o status deles.
  2. O texto dos artigos deve ser anônimo. Para tal, você deve certificar-se que encaminha uma versão de seu artigo que não contenha o nome de seus autores e as informações a eles referentes, tais como a instituição a que pertencem, as citações bibliográficas, etc. Além disso, devem ser suprimidas todas as citações, agradecimentos, referências e demais alusões que possam permitir de forma direta ou indireta a identificação do(s) autor(es). Todos os metadados relativos ao(s) autor(es) devem ser preenchidos na plataforma OJS da revista no passo 3 (Inserir os metadados) do envio. Nesta etapa é obrigatório incluir sempre os dois sobrenomes de todos os participantes e preencher o campo ORCID. Os(As) autores(as) que não possuem registro no ORCID devem inscrever-se em https://orcid.org/register.
  3. Os artigos devem utilizar uma linguagem inclusiva e ser escritos em língua castelhana ou em língua portuguesa. Devem ter, no mínimo, 3.000 palavras e, no máximo, 8.000 palavras, incluindo as tabelas, figuras e textos dispostos nos n.º 4 e 7. Recomenda-se utilizar fonte Arial, tamanho 12 e com espaçamento simples entre linhas.
  4. O artigo deve conter um título, um resumo (com, no máximo, 200 palavras) e de três a cinco palavras-chave. Esses três itens mencionados devem ser, também, traduzidos para o inglês).
  5. Os trabalhos devem ser enviados em formato de texto (rtf), OpenOffice Writer (odt) ou Microsoft Word (doc ou docx) por meio do site da revista: https://rieoei.org/RIE/about/submissions. Outras formas de submissão não serão aceitas e tampouco será realizada a troca de correspondência em relação aos originais que não estiverem submetidos por meio do portal ou que forem apresentados em outros formatos.
  6. Os elementos não textuais (tabelas, quadros, mapas, gráficos, ilustrações, diagramas, desenhos, imagens, etc.) devem ser exibidos no lugar do texto correspondente. Além disso, os gráficos, quadros, diagramas e tabelas apresentados em formato de imagem (não editáveis), devem ser enviados em arquivos independentes e diferentes de seu programa de origem (JPG, TIF, XLS...), uma vez que, na maioria dos casos, eles não são válidos para futuras edições.
  7. Citações e referências. Deverão seguir as normas da APA. As informações atualizadas sobre a forma de apresentação do texto podem ser consultadas no site da APA (Associação Americana de Psicologia). Veja, a seguir, um resumo, a título de orientação: 
  • Citações no corpo do texto. As referências a artigos ou livros devem ser indicadas no texto entre parênteses, incluindo o sobrenome do autor e o ano, separados por ponto e vírgula (Navarro, 2018). As citações de diversos livros ou artigos em uma mesma referência devem ser listadas em ordem alfabética e separadas por um ponto e vírgula (Navarro, 2018; Nogueira, 2017). As citações de diversos artigos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, devem ser separadas por vírgulas e distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas (a, b, c,...) (Nogueira, 1990, 1995, 2000a, 2000b, 2000c, 2017). Se o nome do autor for mencionado no texto, o ano de publicação deve ser incluído: “[...] de alguma forma, Nogueira (2017) previu que a educação [...]”.
  • Citações textuais. As citações textuais, com uma extensão de menos de 40 palavras, devem estar representadas entre aspas, acompanhadas (entre parênteses) de sobrenome do autor, ano da obra e página(s) das quais o texto foi retirado. Exemplo: “Uma metodologia que favorece a atitude crítica dos alunos gerando [...] que sejam mais funcionais e duradouros” (Navarro, 2018, p.51). Se o nome do autor for mencionado no texto, deve ser especificado da seguinte maneira: Segundo Nogueira (2018, p.12) “[...]”. As citações, com 40 ou mais palavras, devem ser destacadas em um bloco de texto independente, sem aspas e com recuo do parágrafo da margem esquerda. No final da citação, devem ser incluídos, entre parênteses, o autor, o ano e a(s) página(s).
  • Referências bibliográficas. As informações devem constar no final do texto em ordem alfabética e em uma única lista. Todas as referências fornecidas devem ter sido citadas no texto e verificadas. A seguir, veja os modelos:
    • Livro: Sobrenomes do(s) autor(es), Iniciais. (Ano). Título do livro. Local de publicação: Editora  
      • Bauman, Z. (2017). Sobre la educación en un mundo líquido. Conversaciones con Ricardo Mazzeo. México: Paidós.
    • Revistas: Sobrenomes do(s) autor(es), (Ano). Título do artigo. Nome da Revista, número ou volume (número), páginas referentes ao artigo consultado, caso existam.
      • Navarro, V. (2018). Metodologias interdisciplinares como ferramenta para motivar os alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Ibero-Americana de Educação, 78 (1), 43-66.
    • Capítulo de artigo de um livro: Sobrenome do autor/es, Iniciais. (Ano). Título do artigo ou do capítulo. In Iniciais. Sobrenomes do(s) autor(es), (Ed. o Coord., se for o caso), Título do livro. (páginas referentes ao artigo ou ao capítulo consultado). Cidade: Editora.
      • Oettinger, AG (1971). Las comunicaciones en el proceso nacional de toma de decisiones. In M. Greenberger (Ed.), Computadoras, comunicación e interés público (73-114). Baltimore: Johns Hopkins Press.
    • Citações de textos eletrônicos:
      • Documentos eletrônicos: autor(es) (data de publicação). Título [tipo de meio]. Local de publicação: editor. Disponibilidade: especifique o endereço de acesso (URL).
        • Córdova, N. (2015). ¿Por qué fracasó el Plan Huascarán? Blog Rimactampu. Disponível em: https://bit.ly/2GMBEXx.
      • Artigos em publicações periódicas eletrônicas (Revistas eletrônicas)
        • Sobrenomes do(s) autor(es), Iniciais. (Ano). Título do artigo. Nome da Revista, número ou volume (número), páginas referentes ao artigo consultado. DOI ou, em sua falta, disponível em URL.
  1. O processo de avaliação só terá início após a confirmação de recebimento de um texto que cumprir todos os requisitos formais. Se na revisão inicial, o artigo não atender a todos os requisitos, será devolvido ao autor para adequação e nova submissão. O prazo para o reenvio do artigo com as alterações solicitadas será de um mês. Em caso de descumprimento do prazo, o artigo será indeferido e arquivado. Nesta primeira fase, a Comissão Editorial realizará uma revisão geral da qualidade e da adequação temática do trabalho. Os trabalhos cuja qualidade seja considerada notoriamente baixa ou que não ofereçam contribuição relevante às áreas temáticas da revista poderão ser rejeitados diretamente, sem avaliação externa.
  2. Os artigos aprovados nessa primeira fase serão designados a um(a) editor(a), que, por sua vez, os encaminhará a dois(duas) avaliadores(as) externos(as) especialistas no tema ou na área de investigação em questão. Em caso de avaliações discrepantes ou se houver qualquer outro motivo considerado pertinente, o editor poderá enviar o texto a um terceiro avaliador(a). Veja mais sobre a avaliação científica desta revista.
  3. Tendo em vista os pareceres dos(as) avaliadores(as), o editor emitirá uma das seguintes decisões, que será comunicada ao autor(a): 
  • Aceitar submissão: o artigo será publicado tal como se apresenta ou com pequenas modificações.
  • Solicitar modificações: neste caso, o artigo poderá ser publicado desde que o autor realize todas as alterações exigidas pelo Comitê Científico. O prazo para o envio de tais alterações será de um mês. Da mesma forma, deverá ser apresentado um breve relatório explicativo das modificações realizadas e da adequação aos requisitos do editor. Se este prazo for excedido, o artigo será arquivado como “não publicável”.
  • Submeter novamente para avaliação: o trabalho é considerado não publicável, mas com a possibilidade de ser reescrito e submetido novamente. Neste caso, o reenvio de uma nova versão não implicará garantia de publicação, mas que o processo de avaliação recomeçará desde seu início. O prazo para o envio de uma nova versão do artigo será de três meses. Da mesma forma, deverá ser apresentado um breve relatório explicativo das modificações realizadas e da adequação aos requisitos do editor. Se este prazo for excedido, o artigo será arquivado como “não publicável”.
  • Rejeitar submissão.

 Recomendación de redacción

Política de Privacidade

Quem é responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais?

O responsável é a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), sediada à C/ Bravo Murillo, 38 - 28015, Madri (protecciondatos@oei.es) e com número de telefone +34 91 594 43 82. Informamos também que a presente Política de Privacidade foi desenvolvida considerando as disposições do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016 relativo à proteção das pessoas físicas no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e sua circulação, bem como outros regulamentos aplicáveis, a fim de garantir a qualquer momento o direito fundamental à proteção de dados.

A obtenção das informações fornecidas pelo usuário do website e/ou que sejam coletadas por meio de possíveis formulários da OEI têm como finalidade a manutenção da relação existente entre o usuário e a nossa Organização. O objetivo da Política é informar os titulares dos dados pessoais, em relação aos quais as informações estão sendo coletadas, sobre os tratamentos específicos de seus dados, as finalidades dos tratamentos, os dados de contato para exercer os direitos que lhes são conferidos, os termos de preservação da informação e as medidas de segurança, entre outras coisas.


Quem é responsável pela proteção de dados?

O responsável é quem garante o cumprimento diligente da normativa de proteção de dados pessoais e poderá ser contatado no endereço da OEI em C/ Bravo Murillo, 38 - 28015, Madri ou via e-mail (protecciondatos@oei.es)


Os dados pessoais que possam ser coletados diretamente da parte interessada serão incluídos na atividade de tratamento correspondente pertencente à Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

As atividades de tratamento realizadas pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), bem como as finalidades a que respondem, estão relacionadas em seu Registro de Atividades de Tratamento.

Os dados pessoais solicitados consistirão apenas naqueles estritamente imprescindíveis para identificar e responder ao pedido realizado pelo seu titular. As finalidades específicas para as quais são efetuados cada um dos tratamentos estão indicadas nas cláusulas informativas incluídas em cada uma das vias e/ou meios de captura de dados (formulários do website, formulários em papel).

As informações serão tratadas de maneira confidencial, legal, lícita e transparente em relação à parte interessada. Os dados pessoais serão coletados para fins determinados explícitos e legítimos, não sendo tratados ​​posteriormente de maneira incompatível com tais finalidades.

Os dados recolhidos serão adequados, pertinentes e limitados ao necessário em relação aos fins para os quais serão tratados, e serão atualizados sempre que for necessário. Serão tomadas todas as medidas cabíveis ​​para que os dados pessoais considerados imprecisos quanto aos fins a que são tratados sejam rapidamente removidos ou retificados.


Por que tratamos seus dados pessoais?

Para cumprir a nossa missão de cooperação internacional por meio de projetos para a cooperação entre os países ibero-americanos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura no contexto do desenvolvimento integral, da democracia e da integração regional, tratamos os dados para os seguintes fins:

  • Envio de informações e boletins informativos sobre a atividade da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) via SMS, telefone, correio, e-mail, mesmo quando a nossa relação tenha terminado, a menos que a pessoa interessada manifeste o contrário.
  • Convite para cerimônias ou eventos organizados pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
  • Realização de pesquisas de satisfação.
  • Registro de fornecedores/consultores/professores que poderiam prestar serviços à Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
  • Esclarecimento de perguntas ou dúvidas sobre as atividades da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
  • Inscrição em cursos organizados pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Base legitimadora do tratamento

O tratamento de seus dados pessoais relativos à manutenção de sua relação com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) como fornecedor/participante é legitimado quando necessário para o cumprimento das obrigações contratuais decorrentes da referida relação. O tratamento de seus dados pessoais para o envio de informações sobre atividades, boletins informativos, realização de eventos da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) em que você tenha participado responde a um interesse legítimo de nossa organização ou ao seu consentimento declarado no formulário de coleta de dados mediante a cláusula legal informativa nele incluída.


Cessão a terceiros e Conservação dos dados

Como regra geral, os seus dados pessoais não serão cedidos a nenhum tipo de organização, nem pública nem privada, estando sob total responsabilidade da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), salvo por obrigação legal ou nos casos derivados dos tratamentos em que você participe:

  • Administrações Públicas: para o cumprimento das obrigações legais
  • Financiadores ou Promotores de projetos
  • Escritórios Internacionais da OEI

Da mesma forma, informamos que a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) conservará os seus dados enquanto você estiver utilizando os nossos serviços e não tiver solicitado o cancelamento deles, mantendo-se bloqueados posteriormente pelo mínimo exigido pela legislação vigente e durante os prazos de prescrição legais estabelecidos. Nesse caso, os dados serão tratados com o único propósito de comprovar o cumprimento de nossas obrigações legais ou contratuais. Quando os prazos de prescrição expirarem, os seus dados serão excluídos.


Transferências Internacionais de Dados

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) poderá enviar os seus dados a terceiros que estiverem localizados fora do Espaço Econômico Europeu em países que ofereçam um nível adequado de Proteção com empresas que tenham recebido certificações Privacy Shield. De qualquer modo, com tais empresas foram assinados contratos que protegem a segurança dos dados pessoais nos termos previstos na regulamentação europeia. Igualmente, foram assinadas cláusulas contratuais com os restantes escritórios internacionais da OEI, de acordo com o padrão estabelecido pela Comissão Europeia.

Para obter mais informações sobre as garantias de sua privacidade, você pode entrar em contato com a OEI por meio do seguinte endereço de e-mail: protecciondatos@oei.es.


Quais são seus direitos?

Você pode exercer seus direitos de acesso, retificação, cancelamento, oposição, portabilidade e limitação do tratamento de seus dados dirigindo-se a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Calle Bravo Murillo, 38 - 28015, Madri ou a protecciondatos@oei.es, com uma cópia do seu documento de identidade. Em qualquer situação, você tem o direito de registrar uma reclamação junto à Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD).

A aceitação da presente Política implica que o usuário tenha sido informado de forma clara e completa sobre o uso de dispositivos de armazenamento e recuperação de dados (cookies), bem como que a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) tem o consentimento do usuário para o uso deles, em conformidade com as disposições do artigo 22.2 da Lei 34/2002, de 11 de julho, de Serviços da Sociedade da Informação e Comércio Eletrônico (LSSICE).