Introdução. Equidade na educação?
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie2301005Resumo
As desigualdades que no âmbito da educação padecem amplos setores das sociedades ibero-americanas e seu tratamento através de diversas políticas de eqüidade, constituem o tema monográfico deste número da Revista Ibero-americana de Educação.
Ibero-América parece viver uma situação paradoxal em relação a esta questão.
Se bem a avaliação dos resultados obtidos da aplicação de programas pontuais dirigidos a corrigir as situações de desigualdade educativa nos setores com graves défices sociais e econômicos resulta muito positiva e esperançadora, os indicadores macro-educativos seguem piorando em cada nova medição.
Ainda quando o conceito de eqüidade educativa se encontra iniludivelmente relacionado com o de qualidade da educação, nesta oportunidade tentamos realizar uma análise individualizada dos seus componentes, deixando aos autores convidados a tarefa de vinculá-los com a condição qualitativa quando o considerassem necessário.
Muitas são as variáveis que compõem, descrevem e explicam a condição sociológica que nos últimos anos viemos chamando eqüidade educativa e que se relaciona com conceitos mais tradicionais como os de igualdade de oportunidade e justiça social.
Downloads
Como Citar
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: