Educação moral e diversidade nas escolas: problematizações sobre gênero e sexualidades

Autores

  • Leonardo Lemos de Souza Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil
  • Ulisses Ferreira Araujo Universidade de Sâo Paulo (USP), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie5941346

Resumo

Neste texto propomos uma discussão em torno do papel da educação moral no mundo contemporâneo, tendo como eixo de reflexão a apropriação da temática diversidade de gênero e sexual na escola. Para tanto, incursionamos pelas discussões que fazem emergir o tema diversidade no mundo contemporâneo, como disparador de formas de organização das relações éticas em diferentes contextos, notadamente no escolar. Em outro momento, dentre as possibilidades de Educação Moral que desvelam concepções de sujeito moral, delineamos e analisamos aquelas que mais se aproximam de concepções que consideram as demandas dos avanços do conhecimento sobre a constituição psicológica do sujeito, considerando a complexidade da formação da moralidade e, por sua vez, que proponham procedimentos educativos, que sejam disparadores da problematização das experiências morais diante da diversidade de gênero e sexuais no cotidiano das escolas.

Palavras chave: Educação moral; Diversidade; Gênero e Sexualidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Lemos de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil

Professor Assistente Doutor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Como Citar

Lemos de Souza, L., & Ferreira Araujo, U. (2012). Educação moral e diversidade nas escolas: problematizações sobre gênero e sexualidades. Revista Ibero-Americana De Educação, 59(4), 1. https://doi.org/10.35362/rie5941346

Downloads

Publicado

2012-08-15

Edição

Seção

- Educação em valores