A ação da Organização dos Estados Ibero-americanos na educação profissional: o Programa IBERFOP

Autores/as

  • Ramon de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie5141823

Palabras clave:

educação, educação profissional, IBERFOP, OEI

Resumen

endo como referência a década de 1990, momento no qual se aprofundou o debate sobre a importância da educação como um elemento fundamental no processo de competitividade econômica, bem como sua função enquanto componente alavancador de algumas economias nacionais no cenário internacional, analisa-se o Programa IBERFOP, criado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) no ano de 1995, cujo objetivo foi contribuir no fortalecimento e melhoria da qualidade dos processos de modernização da educação técnica profissional na Ibero-américa.
Os dados da pesquisa são decorrentes de documentos apresentados nos encontros realizados durante a vigência do IBERFOP (1997-2001).
Conclui-se que o IBERFOP já encontrou em seus países membros a adoção de práticas de reestruturação dos seus sistemas de educação profissional. Havendo, entretanto, uma proximidade muito grande entre os motivos pregados pelo IBERFOP para a reestruturação da educação profissional e aqueles também estabelecidos por esses países, bem como mostrou-se haver proximidade entre o modelo de educação profissional almejado pelo Programa a aquele seguido pela maioria dos seus países da América ibérica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Oliveira, R. de. (2010). A ação da Organização dos Estados Ibero-americanos na educação profissional: o Programa IBERFOP. Revista Iberoamericana De Educación, 51(4), 1–13. https://doi.org/10.35362/rie5141823

Publicado

2010-02-10

Número

Sección

- Educación, trabajo y empleo