Estudos sobre o currículo para a formação humana plena
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie5121839Palavras-chave:
discussão curricular, relações sociaisResumo
Neste estudo procuraremos destacar conceitualmente as categorias que consideramos imprescindíveis aos fundamentos da discussão curricular e formação humana plena. Entendemos o currículo de formação humana a partir da filosofia da práxis. Coadunando com nossas perspectivas epistemológicas, concordamos com a leitura de Semeraro (2001), quando aponta que Gramsci melhor desvela o processo de elaboração da filosofia da práxis a partir de novas relações sociais; ou seja, desligado das puras abstrações, o filósofo italiano observa na “unidade das tensões dualistas e as contradições ricas e complexas” (“entre teoria/prática, intelectuais/massa, organização/espontaneidade, sociedade política/sociedade civil, ocidente/oriente, norte/sul, história do mundo/história particular”), a articulação para o desenvolvimento da atividade humana plena. A partir destes pressupostos colocados aqui, enquanto premissas para a sistematização de nossos estudos, nos debruçaremos sobre dois grandes objetivos: (1) compreender o processo de humanização a partir da esfera das objetivações sociais e (2) a constituição do currículo de formação humana atrelado aos diferentes modos de produção, uma vez que demanda em diferentes formações sociais.
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