A importância da parceria entre família e escola no desenvolvimento educacional

Autores

  • Ana Paula De Sousa Universidade Estadual Paulista, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie4472172

Palavras-chave:

desenvolvimento educacional, padrões de socialização, relaçã escola–familia

Resumo

A família é o primeiro contexto na qual a criança desenvolve padrões de socialização, deste modo, ela se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experiência de vida primária que vai refletir na sua vida escolar. Sendo assim, o sucesso da tarefa da escola depende da colaboração familiar ativa.

É impossível colocar à parte escola, família e sociedade, pois, se o indivíduo é aluno, filho e cidadão, ao mesmo tempo, a tarefa de ensinar não compete apenas à escola, porque o aluno aprende também através da família, dos amigos, das pessoas que ele considera significativas, dos meios de comunicação, do cotidiano. Sendo assim, é preciso que professores, família e comunidade tenham claro que a escola precisa contar com o envolvimento de todos.

É necessário que família e escola se encarem responsavelmente como parceiras de caminhada, pois, ambas são responsáveis pelo que produz, podendo reforçar ou contrariar a influência uma da outra. Família e escola precisam criar, através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

De Sousa, A. P. (2008). A importância da parceria entre família e escola no desenvolvimento educacional. Revista Ibero-Americana De Educação, 44(7), 1–8. https://doi.org/10.35362/rie4472172

Downloads

Publicado

2008-01-10

Edição

Seção

- Ensaios e testemunhos