Educação Matemática e desenvolvimento profissional de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Neura Maria De Rossi Giusti
  • Jutta Cornelia Reuwsaat Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie7622970

Palavras-chave:

educação matemática, formação de professores, desenvolvimento profissional, anos iniciais, ensino fundamental

Resumo

O artigo torna visível um trabalho de doutorado que objetivou investigar como cinco professoras dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental podem construir seu desenvolvimento profissional em uma formação continuada em serviço em Educação Matemática, interseccionados por processos formativos colaborativos e cooperativos. A abordagem qualitativa imprimiu a metodologia de investigação-ação e de investigação-formação, na qual foram utilizados instrumentos de videogravações, diários de aula, entrevistas, questionários semiestruturados. As análises se apresentaram articuladas ao modelo interconectado para o desenvolvimento profissional, idealizado por Clarke e Hollingsworth (2002), para os domínios pessoal, da prática, externo e das consequências. Os resultados indicaram que qualquer transformação que ocorra no desenvolvimento profissional docente é um processo de médio e longo prazo. Identificamos condições favoráveis de desenvolvimento profissional e protagonismos para, além de dominar o conhecimento específico da Matemática, transformá-lo em conhecimento a ser ensinado na escola. Os momentos de diálogos e experiências entre os professores trouxeram benefícios a todo o processo de formação, principalmente para a melhoria do desempenho profissional dos professores. O desenvolvimento profissional docente variou de ritmo e intensidade de acordo com o envolvimento e as necessidades profissionais das orientadoras de estudos no processo formativo. Dentre as necessidades profissionais, registramos a ressignificação dos conteúdos relativos à resolução de problemas matemáticos, utilizando diferentes estratégias de solução, assim como o aprofundamento teórico e prático da resolução de problemas nos campos aditivo e multiplicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neura Maria De Rossi Giusti

Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Brasil

Jutta Cornelia Reuwsaat, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Brasil

Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)

Referências

Boavida, A. M. & Ponte, J. P. (2002). Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. Refletir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2002, p. 43-55. Disponível em: http://www.ipb.pt/~mjt/documdisciplinas/investigacaocolaborativa.pdf.

Brasil (2011). Ministério da Educação: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: Ensino Fundamental: Matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; INEP. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/prova%20brasil_matriz2.pdf .

Brasil. (2014). Ministério da Educação: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Operações na resolução de problemas. Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB.

Clarke, D. & Hollingsworth, H. (2002). Elaborating a model of teacher professional growth. Teaching and Teacher Education. 18, 2002, p. 947–967. Disponível em: file:///C:/Users/win8/Downloads/Clarke2002%20(2).pdf.

Ferreira, A. C. (2003). Metacognição e desenvolvimento profissional de professores de matemática: uma experiência de trabalho colaborativo. Tese de Doutorado. FE/Unicamp. São Paulo: Campinas, 2003. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000297486 .

Fiorentini, D. (2008). A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema, Rio Claro, SP, Ano 21, nº 29, 2008, p. 43-70. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/bolema/?q=node/69 .

Freitas, M. L. V. & Freitas, C. V. (2002). Aprendizagem Cooperativa. Porto: Edições Asa.

Gatti, B. A., Davis, C., Nunes, M. & Almeida, P. (2011). Relatório final. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. Disponível em: www.fvc.org.br/estudos .

Giusti, N. M. R. (2016). Desenvolvimento Profissional de Professores Orientadores de Estudos em Educação Matemática por Processos Formativos de Colaboração e Cooperação. Tese de Doutorado. Universidade Luterana do Brasil/Ulbra.

Imbernón. F. (2010). Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed.

Lopes, C. A. E. (2003). O conhecimento profissional dos professores e suas relações com Estatística e Probabilidade na Educação Infantil. Tese de Doutorado, FE/Unicamp.

Menezes, L. & Ponte, J. P. (2009). Investigação colaborativa de professores e ensino da matemática: caminhos para o desenvolvimento profissional. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 2009, p. 1 - 10.

Nacarato, A. M., Grando, R. C., Toricelli L. & Tomazetto, M. (2006). Professores e futuros professores compartilhando aprendizagens: dimensões colaborativas em processo de formação. In: Nacarato, A. M. & Paiva, M. A. V. (Org). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica.

Nóvoa, A. (1992). Formação de professores e profissão docente. In: Nóvoa, A. (coordenação). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Roesken, B. (2011). Hidden dimensions in the professional development of mathematics teachers: in-service education for and with teachers. Rotterdam: Sense Publishers.

Secretaria Municipal de Educação. (2012). Orientações Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo (versão final, nov, 2012). Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

Como Citar

Giusti, N. M. D. R., & Reuwsaat, J. C. (2018). Educação Matemática e desenvolvimento profissional de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Ibero-Americana De Educação, 76(2), 9–28. https://doi.org/10.35362/rie7622970

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

- Ensino das Ciências e Matemática