¿Cómo nos puede ayudar la perspectiva constructivista a construir conocimiento en educación ambiental?
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie410775Palavras-chave:
educación ambiental, modelos educativos, perspectiva constructivistaResumo
No âmbito da educação ambiental nos encontramos com uma enorme confusão a respeito dos modelos educativos que orientam os processos de aprendizagem. Diante dos modelos predominantes na prática da educação ambiental, de corte associacionista, propomos a perspectiva construtivista como um marco teórico alternativo de referência aos mesmos. Em concreto, aplicamos categorias de análises coerentes com tal perspectiva ao estudo dos processos de construção de conteúdos relativos à contaminação e ao uso da água com uma sala de aula com alunos entre os 15 e os 16 anos. No presente trabalho se descrevem os resultados obtidos em relação com duas dificuldades de aprendizagem: o conhecimento conceitual sobre a problemática da água, em suas expectativas e atitudes sore a investigação do meio. De tais resultados se inferem duas conclusões. Em primeiro lugar, que não basta com uma metodologia«ativa», senão que há que trabalhar com muita dedicação acerca do protagonismo dos principiantes, para que estes lhes ofereçam sentido ao que fazem. Em segundo lugar, há que revisar a idéia de que o aluno «descobre» as «verdades», concepção que supõem a existência de uma verdade dada de antemão, a «verdade» do educador, ou a «verdade» oculta nas coisas.
Downloads
Referências
Cubero, R. (2005): Perspectivas construtivistas. La intersección entre el significado, la interacción y el discurso, Barcelona, Graó.
— (2001): «Maestros y alumnos conversando: el encuentro de las voces distantes», en Investigación en la Escuela, 45, pp. 7-20.
García, J. E. (2004): Educación ambiental, constructivismo y complejidad, Sevilla, Díada.
— (2002): «Una propuesta de construcción del conocimiento en el ámbito de la educación ambiental basada en la investigación del alumno», en Cooperación Educativa, 67, pp. 39-52.
— (2000): «Modelos de desarrollo y modelos de aprendizaje en el libro blanco de la educación ambiental», en Ciclos, 7, pp. 33-36.
García, J. E., y Cubero, R. (2000): «Constructivismo y formación inicial del profesorado», en Investigación en la Escuela, 42, pp. 55-66.
— (1993): «Perspectiva constructivista y materiales curriculares de educación ambiental», en Investigación en la Escuela, 20, pp. 9‑22.
Como Citar
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: