Política de avaliação científica

     

-  Processo de avaliação por pares de duplo-cego

Todos os artigos estão sujeitos à revisão editorial e ética por parte dos membros do Conselho Editorial (Editor-Chefe e/ou Editores Associados e Secretaria). Esta avaliação inclui, pelo menos, a verificação de:
  • A adaptação do tema às linhas da Revista.
  • A originalidade, novidade e interesse do tema tratado.
  • A observação dos critérios formais.
  • A aceitação das condições de publicação.
  • A ausência de conflitos de interesses e a conformidade com os regulamentos sobre direitos autorais e padrões éticos da revista.

Em caso favorável, os artigos serão encaminhados à avaliação científica anónima dos revisores externos mediante o “sistema de duplo-cego”. Nesta fase, é imprescindível o parecer favorável de dois especialistas para obter a avaliação positiva. Em caso de divergência, o Diretor poderá solicitar a revisão de um terceiro avaliador.

Os avaliadores são externos à Entidade Publicadora e ao Conselho Editorial. Para a revisão de determinados artigos, serão utilizadas revisões metodológicas específicas.

Após o processo de arbitragem externa do artigo, o Conselho Editorial tomará a decisão final sobre a sua publicação, com base nas sugestões dos revisores, em qualquer uma das seguintes formas:

  • Rejeitar o artigo.
  • Aceitar a publicação após as observações sugeridas terem sido incluídas.
  • Aceitar sua publicação.

A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito será comunicada aos(às) autores(as) exclusivamente por escrito.

Tempo estimado do processo de avaliação e publicação

O tempo estimado do processo de avaliação é de dois a quatro meses, pois é previsto que haja habitualmente pelo menos 1 ou 2 rodadas de avaliação prévia até que o artigo esteja APTO para publicação. Tanto o(a) avaliador(a) quanto o(a) autor(a) têm um prazo aproximado de 30 dias por rodada para realizar sua tarefa. (Esse período é uma estimativa, pois depende exclusivamente dos(as) autores(as) e revisores(as) envolvidos(as) em cada artigo.)

Uma vez que o artigo esteja APTO para publicação, o processo de edição (que inclui correção de sintaxe, tradução e diagramação do artigo) leva, aproximadamente, de um a dois meses.

Por sua vez, esses períodos estão sempre sujeitos às datas de publicação da Revista, de edição quadrimestral.