Transferências financeiras intergovernamentais: a difícil busca da eqüidade no Brasil

Autores/as

  • Candido Alberto da Costa Gomes Universidade Católica de Brasília, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie501223

Palabras clave:

educación, descentralización, transferencias financieras, Brasil

Resumen

O Brasil, país de dimensões continentais e agudas disparidades entre suas regiões, apresenta diferentes mecanismos de arrecadação e transferências de impostos, incluindo critérios redistributivos. O estudo presente focalizou as transferências intergovernamentais no campo da educação, visando a identificar os critérios de tais transferências do Ministério da Educação aos Estados e Municípios, no ensino de 1º grau e analisar os processos decisórios e tais critérios à luz dos conceitos de eficiência e eqüidade. Para isso foram selecionados dois Estados, dois Municípios médios e dois Municípios pequenos, de diferentes situações sócio-econômicas. O trabalho conclui que falta racionalidade técnica à elaboração e execução dos orçamentos e que os escassos recursos seriam melhor aproveitados se o processo de tranferências fosse simplificado.

As recomendações apontam para a adoção de padrões mínimos de oportunidades educacionais, capazes de asssegurar, na fase inicial, os insumos básicos para o funcionamento das escolas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Candido Alberto da Costa Gomes, Universidade Católica de Brasília, Brasil

Professor das Faculdades Integradas da Católica de Brasília e assessor para assuntos de educação do Senado Federal de Brasil.

Citas

Referências bibliográficas

DEMO, Pedro. «Qualidade da Educação: tentativa de definir conceitos e critérios de avaliação». Estudos em Avaliação Educacional, 1 (2): 11-26, jul./dez. 1990.

GOMES, Candido Alberto & AMARAL Sobrinho, José (orgs.). «Qualidade, eficiência e eqüidade na educação básica». Brasilia: IPEA, 1992.

PLANK, David N.; AMARAL Sobrinho, José; XAVIER, Antônio Carlos da R. «Uma estratégia para a qualidade do ensino fundamental: os padrões mínimos de oportunidades educacionais». Estudos em Avaliação Educacional, 1(2): 33-40, jul./dez. 1990.

Nota

(1) O autor é reconhecido às valiosas sugestões de Antônio Emílio Sendim Marques ao longo do processo desta pesquisa. Eventuais enganos e imperfeições, entretanto, são de exclusiva responsabilidade do autor. O presente trabalho foi patrocinado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. As opiniões e conclusões aqui expressas não representam pontos de vista institucionais.

Cómo citar

da Costa Gomes, C. A. (1994). Transferências financeiras intergovernamentais: a difícil busca da eqüidade no Brasil. Revista Iberoamericana De Educación, 5, 183–195. https://doi.org/10.35362/rie501223

Publicado

1994-05-01

Número

Sección

- Estudios