Desafios do ensino politécnico para a formação docente contínua

  • Cristiane De Almeida Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Brasil
  • Eva Teresinha De Oliveira Boff Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Brasil
Palabras clave: Currículo | Formação pela pesquisa | Trabalho Integrado | Mundo do Trabalho.

Resumen

Neste artigo buscou-se identificar e analisar os desafios enfrentados por professores e estudantes de escolas estaduais do estado do Rio Grande do Sul (RS), no decorrer da implantação do Ensino Médio Politécnico, no período de 2011 e 2012. Este ensino visa produzir mudanças significativas no currículo escolar, no entanto exige a constituição de espaços efetivos de planejamento, discussão e reflexão no coletivo de professores das diferentes áreas do conhecimento. Focaliza-se a experiência vivenciada por uma professora de educação básica, junto a uma turma de primeiro ano de ensino médio, de uma escola pública do RS. A pesquisa vem mostrando que esta forma de ensino possibilita aos estudantes maior envolvimento nas aulas, resultando em aprendizagens mais fecundas. Porém, os professores têm enfrentado dificuldades para desenvolver o trabalho interdisciplinar, no espaço real de sala de aula. A constituição de coletivos e a formação pela pesquisa são condições necessárias para atender aos objetivos propostos pelo Ensino Politécnico, que visa a integração das áreas do conhecimento com os trabalhos de pesquisa dos estudantes e o mundo do trabalho

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

AZEVEDO, José Clovis de; REIS, Jonas Tarcísio. Reestruturação do Ensino Médio: Pressupostos Teóricos e Desafios da Prática. 1.º ed. — São Paulo : Fundação Santillana, 2013.

BOFF, E. T. de Oliveira. Processo Interativo: Uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador – autor e ator – de seu fazer cotidiano escolar. Tese de doutorado, UFRGS, Porto Alegre, 2011.

BOGDAN, Robert., BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora LTDA, 1994.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996.

BRASIL, 2011. Câmara de Educação Básica e do Conselho Nacional de educação do Ministério da Educação. Parecer nº 5 de 4/5/2011 sobre “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o Ensino Médio”.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 3ª Ed. Campinas: Autores Associados, 1998.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.

KUENZER, A. Z. Ensino de 2.º grau: o trabalho como princípio educativo. São Paulo: Cortez, 1997.

MALDANER, Otávio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de Química: Professores/Pesquisadores. Ijuí RS. Ed: UNIJUI. Coleção Educação em Química. 2000.

MALDANER, Otávio Aloisio; ZANON, Lenir B. SE: uma organização curricular que extrapola a formação disciplinar em ciências. Espaço da escola, v.1, Ed: UNIJUI, Ijuí, RS. jul/set.2001.

MARQUES, Mario Osorio. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora UNIJUÍ, Ijuí, 2006.

NOSELLA, Paolo. ENSINO MÉDIO: natureza, história e perspectivas. Texto apresentado no VI Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, promovido pelo PPGE da UNINOVE-SP (27/08/2009).

REGATTIERI, Marilza; CASTRO, Jane Margareth. Currículo Integrado para o Ensino Médio: das normas à prática transformadora. Brasília: UNESCO, 2013.

Secretaria de Educação do Estado do RS - Sec - Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 2011 – 2014.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e histórico. Revista Brasileira de Educação v. 12 nº. 34 jan./abr. 2007.

SAVIANI, Dermeval. O Choque Teórico da Politecnia. Revista: Trabalho, Educação e Saúde,1(1):131-152,2003.

SILVA, Thais Gama da. Protagonismo na adolescência : a escola como espaço e lugar de desenvolvimento humano. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós- Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.

UNESCO. Protótipos Curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado: Resumo Executivo. Brasília, Debates ED. Nº 1, maio 2011
Publicado
2015-01-15
Cómo citar
Almeida, C. D., & Oliveira Boff, E. T. D. (2015). Desafios do ensino politécnico para a formação docente contínua. Revista Iberoamericana De Educación, 67(1), 187-202. https://doi.org/https://doi.org/10.35362/rie671250
Sección
- Profesión docente