Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie250985Abstract
Nossa intenção, manifestada no planteamento prévio que fizemos aos autores convidados, era a de revisar a evolução da profissão docente em relação com as reformas que há mais de dez anos se vêm dando nos sistemas educativos ibero-americanos, e das transformações havidas nas sociedades nas que intervêm.
Tanto o Comitê Científico como a Direção da Revista enten-deram que, se as mensagens repetidas desde todas as administrações educativas reconhecem aos docentes como atores principais do processo de ensino–aprendizagem e das reformas que o afetam, deveram assignar-lhes algum papel significativo na posta em prática destas últimas.
Esse papel pode mudar, e seguramente o fez, algumas ou muitas das condições profissionais e laborais nas que os docentes desempenham seu trabalho. Também pode afetar à imagem que possuíam de si mesmos ou às expectativas e o reconhecimento que outros atores tinham ao respeito deles.
Downloads
References
1. Pode-se cair em tentação de estabelecer uma relação de causalidade entre as mudanças nas sociedades e as reformas educativas. No entanto, é preferível manter aberto o debate sobre os verdadeiros motivos que impulsionaram às administrações educativas à adoção de políticas dessa natureza.
2. Escola como cristalização e emergente representativo da forma organizativa adotada por uma sociedade para cumprir com sua função educadora.
How to Cite
Published
Issue
Section
License
Any authors who publish with this journal accept the following terms: