Jogos digitais e educação: uma possibilidade de mudança da abordagem pedagógica no ensino formal

Autores/as

  • Bruno Henrique de Paula Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil
  • José Armando Valente

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie70170

Palabras clave:

educação, jogos digitais, colaboração, construção do conhecimento

Resumen

Este trabalho tem como intuito mostrar como a cultura digital (por meio dos jogos digitais) pode atuar como elemento transformador da abordagem pedagógica no ensino básico. Pretendemos discutir como os jogos digitais podem auxiliar na construção de uma abordagem atualizada para a Educação, uma vez que o Ensino e os jogos digitais podem ser integrados de várias maneiras, explorando o ato de jogar, ou até mesmo o desenvolvimento de jogos, por parte dos educandos. Da mesma forma, os jogos digitais podem ser explorados tanto na construção do conhecimento em domínios específicos como no desenvolvimento de habilidades necessárias para a vida na sociedade atual, como colaboração e pensamento crítico. Ainda assim, destacamos que os jogos digitais não devem ser encarados como uma solução mágica para a Educação: é necessário compreender as especificidades dos dois campos, tanto do processo educacional quanto dos videogames para que essa relação seja estabelecida de forma proveitosa.

 

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Cómo citar

Paula, B. H. de, & Valente, J. A. (2016). Jogos digitais e educação: uma possibilidade de mudança da abordagem pedagógica no ensino formal. Revista Iberoamericana De Educación, 70(1), 9–28. https://doi.org/10.35362/rie70170

Publicado

2016-01-15

Número

Sección

- Tecnología de la educación