Chamada para a monografia: Políticas para a transformação do ensino superior na Ibero-América
Num contexto marcado por profundas transformações tecnológicas, socioeconômicas e ambientais, o Ensino Superior (ES) enfrenta desafios críticos. A atual era de transformação digital, o avanço da inteligência artificial e a pandemia da COVID-19 aceleraram a necessidade de adaptar e redefinir as políticas públicas no ES para atender as demandas do século XXI. Na América Latina e no Caribe (ALC), a expansão do ES melhorou o acesso, mas enormes desigualdades em termos de inclusão, qualidade e equidade persistem. Além disso, as instituições de ES da região devem abordar o alinhamento com os mercados de trabalho em rápida evolução, bem como desenvolver competências digitais e sustentáveis para os seus alunos.
Esta monografia convida investigadores e especialistas em políticas de ES a explorar e analisar as políticas transformadoras necessárias para enfrentar estes desafios na Ibero-América, abordando temas-chave como o acesso equitativo, governança, sustentabilidade e inovação tecnológica e pedagógica nas instituições educacionais da região. Serão priorizados os trabalhos que apresentem evidências empíricas, estudos de caso e propostas que contribuam para a concepção de políticas inclusivas e sustentáveis para o ES no contexto ibero-americano.
Linhas de pesquisa de interesse:
- Análise das políticas públicas e seu impacto no acesso e equidade no Ensino Superior.
- Inovação na governança e financiamento do ES: desafios e oportunidades.
- Estratégias para a integração da inteligência artificial e digitalização no ES.
- Internacionalização do ES e mobilidade estudantil: abordagens e marcos para a cooperação regional.
- Adaptação da oferta acadêmica às novas demandas do mercado de trabalho da região.
- Políticas e programas para fortalecer a educação técnica e profissional.
- Experiências de inclusão e qualidade educacional em instituições de ES públicas e privadas
- Políticas de articulação com o ensino médio e entre modalidades de ensino superior.
Instruções para o envio:
Os autores são convidados a enviar pesquisas empíricas, conceituais ou mistas que explorem essas áreas de interesse. As contribuições devem demonstrar progressos significativos no campo da política educacional e basear-se em evidências empíricas ou análises críticas do contexto atual, seja a nível global ou, mais especificamente, na Ibero-América.
As normas para a apresentação de artigos e o processo de revisão estão disponíveis em https://rieoei.org/index.php/RIE/about/submissions#authorGuidelines.
Coordenadores da Monografia:
- Martín Benavides, diretor do Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación (IIPE, Instituto Internacional de Planejamento da Educação), UNESCO.
- Graciela Pérez Núñez, diretora executiva do Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación (IIPE), UNESCO.