Investigar o conteúdo da educação infantil: quando a melodia reiventa a partitura

Autores

  • Geórgia Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie7101

Palavras-chave:

currículo, educação infantil, práticas de liberdade.

Resumo

SÍNTESE. O presente texto é fragmento de uma investigação realizada para tese de doutoramento. Trata-se do conteúdo da Educação Infantil reinventado a partir da ideia de currículo em ação (Gimeno, 2000), compreendendo tal prática enquanto processo de autoria compartilhada entre adultos e crianças. Tomamos o currículo prescrito como partitura e observamos que, assim como os músicos, os sujeitos envolvidos com a prática curricular – a melodia – reinventam a mesma indicando outras possibilidades e sentidos. Retomar referências do passado para pensar o presente e avançar para o futuro se dá como uma necessidade de “escovar a história a contrapelo” – Benjamin. Evidenciamos as práticas de Freinet, na França, como indicativo de que a formação humana deve tomar a dimensão do trabalho, da participação e da autoria como componentes curriculares. Do mesmo modo, a experiência dos “Parques Infantis” com Mario de Andrade, no Brasil, enfatizando a dimensão artística do conhecimento e da cultura popular. 

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Biografia do Autor

Geórgia Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Professora na Rede Pública Municipal de Niterói (Fundação Municipal de Educação); Integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo (Universidade Federal Fluminense)

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Como Citar

Oliveira, G. (2016). Investigar o conteúdo da educação infantil: quando a melodia reiventa a partitura. Revista Ibero-Americana De Educação, 71, 15–36. https://doi.org/10.35362/rie7101

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Publicado

2016-05-01

Edição

Seção

Artigos do monográfico